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Marketing

Marketing 4.0 e a humanização das marcas

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Com as redes sociais as pessoas tornaram-se muito mais conectadas, assim consequentemente também os consumidores. Estes perceberam que através desses meios de comunicação suas opiniões possuem grande relevância e influência nos produtos que consomem.

O marketing 4.0 vem de uma série desenvolvida por Philip Kotler que aborda a evolução do marketing no mercado. Já transitamos pelo marketing 1.0, 2.0, 3.0 e atualmente estamos no marketing 4.0, que representa a evolução digital.

Algumas das principais características do marketing 4.0 são: tem como objetivo trazer informações, portanto é cada vez mais importante que as marcas criem conteúdos para seus canais digitais, pois o consumidor atual está a todo momento em busca de informação. A colaboração também ganha destaque dentro do marketing, uma vez que o consumidor passa a fazer parte de suas ações nas redes sociais. As outras duas características que se sobressaem são o foco nas conexões humanas e a humanização das marcas, ressaltando a importância na relação entre o consumidor e a marca.

Esse consumidor não atua mais de maneira passiva, agora seu estilo de vida, interesses e opiniões são essenciais para determinar o planejamento estratégico de uma marca ou produto. Aliás, tudo que consumimos diz respeito aos nossos valores e personalidade, assim moldando um consumidor que prioriza um bom atendimento e relacionamento com as marcas que consome.

As redes sociais possibilitaram uma via de interação direta com as marcas. Assim exigindo que as marcas possuam características mais humanizadas para aproximarem-se de seus consumidores.

Essa relação é construída desde as maneiras as quais os comentários devem ser respondidos, por exemplo: o uso de memes para um público mais jovem, estar atualizado sobre as notícias e acontecimentos que são de interesse do seu público-alvo. Essa forma de comunicação torna a relação consumidor-marca mais íntima, criando laços nos quais o consumidor sente-se confortável e interessado na marca.

Além de trabalhar uma comunicação mais personalizada, as marcas precisam compreender que seu papel no mercado não gira apenas em torno dos seus produtos, mas também do seu posicionamento e valores.

O mercado atualmente está extremamente concorrido, assim os consumidores não sentem a necessidade de se fidelizarem a uma marca, pois se uma marca não os agrada há outras opções no mercado que também suprem suas necessidades.

Portanto, precisamos compreender que se uma marca deseja estabelecer uma conexão com o consumidor, ela primeiramente necessita trabalhar sua persona, seus atributos e características que a humanizem, pois caso contrário a conexão humana torna-se falha, porque o que proporciona identificação para uma pessoa são as capacidades humanas de gerar emoções, empatia e confiança. 


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