O que é Inbound Marketing?
Inbound Marketing, também conhecido como Marketing de atração, é um conjunto de meios e estratégias de marketing que buscam converter clientes através de conteúdo relevante. O que difere o Inbound Marketing do Marketing tradicional é que a empresa não vai atrás dos clientes, mas explora meios de busca, blogs e redes sociais para encontrá-los . Ele também possui três pilares, sendo eles: SEO, estratégias nas redes sociais e Marketing de conteúdo.
A definição de Inbound Marketing surgiu oficialmente nos Estados Unidos e começou a se popularizar a partir de 2009, após o lançamento do livro "Inbound Marketing: seja encontrado usando o Google, a mídia social e os blogs", de Brian Halligan e Dharmesh Shah.
Após esses eventos o Inbound Marketing estourou de vez, e a cada dia mais empresas de diferentes setores, porte e tamanho, aderiram ao método para conquistar mais clientes, reforçar sua autoridade perante a audiência e gerar vendas.
O Inbound Marketing pode ser determinado como marketing de atração. A maior diferença entre o marketing tradicional (chamado de Outbound Marketing) e o Inbound, é que quem vai atrás da empresa é o cliente e não o contrário.
Ou seja, são feitas ações com o objetivo de chamar a atenção do potencial cliente para o seu site ou blog, e através dessa atração é feito um trabalho de relacionamento com essa pessoa. Esse contato é feito por meio de conteúdo autoral e personalizado.
Esse conteúdo é um meio de educar os potenciais clientes sobre o segmento de sua empresa, transformar sua empresa como referência em determinados assuntos relacionados a seu mercado e inspirar na decisão de compra de futuros clientes.
As utilidades do Inbound Marketing
A cada ano que passa, fica mais suave a diferença entre o virtual e o real, entre o on-line e o off-line. Não é dito mais "Entrar na internet", pois ela já está em tudo.
Por esse motivo é que as empresas podem utilizar o pensamento do Inbound Marketing como tática. É possível adaptá-lo a qualquer empresa, utilizando conteúdo para entretenimento e sempre reforçando a marca.
Apesar da sua leve diferença, o Inbound alcançou patamares que o marketing tradicional não conseguiu. Um dos principais é que o Inbound Marketing e área de marketing da empresa, é um centro de investimento e não um centro de custo.
O motivo dessa afirmação é que todos os atos do Inbound Marketing podem ser analisados. É possível saber com precisão quantas pessoas visualizaram, converteram ou adquiriram em cada etapa da campanha por meio de ferramentas do Web Analytics.
Isto é, você possuindo o conhecimento desses importantes dados, é possível aprimorar as campanhas para melhorar o seu ROI (Retorno sobe Investimento).
É por esse motivo que as empresas mais inovadoras do mercado têm usado o Inbound Marketing excessivamente como estratégia. Ele tem utilidade para 5 grandes ações:
• Aumentar a visibilidade de seu negócio;
• Diminuir o custo de aquisição de seus clientes;
• Gerar conteúdos que fazem diferença;
• Otimizar o processo de vendas;
• Atrair clientes em potencial (Leads).
“A precisão do Inbound Marketing é maior, já que ele permite identificar quem realmente está interessado em seus produtos e serviços, na sua empresa e em seus conteúdos.”
- Autor desconhecido
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