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Marketing

Entenda a diferença de Leads e Prospects

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Você já ouviu falar de leads ou prospects? Se não, leia este breve porém esclarecedor texto!

Vamos falar primeiro de leads. No Marketing Digital são possíveis consumidores do seu produto ou serviço. São clientes que a sua empresa pode encontrar nas redes sociais (Instagram, Facebook e Linkedin), mas vale lembrar que você não os encontra apenas nas redes sociais, eles podem ser achados por todo o meio digital.

·         O que faz uma pessoa se tornar um Lead?

O seu cliente digital se torna um lead quando preenche uma plataforma com os dados pessoais em troca de alguma recompensa (algum material rico em conhecimento). Isso pode ser por uma landingpage ou por uma newslatter. Após esse processo, o seu cliente vira um Lead e passa a fazer parte do seu funil de vendas e da sua zona de engajamento.

Lead passa a ser todo visitante que demonstra interesse no seu produto ou serviço, ou até mesmo alguma pessoa que fornece os seus dados para conseguir algum conteúdo que a sua empresa está disponibilizando, via perguntas de verificação.

Após o seu cliente mais engajado virar um lead ele vai para o meio do funil de vendas, mas não vamos falar de funil de vendas hoje, vamos deixar esse assunto para um próximo momento.

Nem sempre um lead irá continuar te acompanhando nas redes sociais ou vai se tornar o seu cliente, por isso você tem que buscar leads mais qualificados. Isso é para o usuário que já sabe de algum problema e busca uma solução, alguém que está levando em consideração comprar o seu produto ou serviço.

Quando você descobre quem são os seus leads qualificados, o departamento de Marketing poderá criar campanhas mais eficientes para chamar a atenção desse consumidor. Ao chegar nesse nível o conteúdo das suas ações será mais direto, mostrando que você está oferecendo a eles a melhor opção.

·         Agora vamos falar de Persona

Primeiramente, você sabe o que é uma persona?

Persona é um perfil de clientes que a sua empresa considera ideal, criados para compreender as dores e necessidades. Eles permitem a criação de campanhas de Marketing mais específicas e acuradas.

Um outro nome que persona pode assumir seria buyer persona; esse conceito se popularizou com o inbound Marketing, e também avatar!

Uma persona é (como o nome sugere) a criação de um personagem desenvolvido para ajudar você a compreender melhor quem quer atender, para quem gera valor, para quem sua comunicação é relevante e sua solução bem quista.

Personas tem muitas aplicações, mas para o marketing de conteúdo apenas uma interessa: buyer persona.

Uma buyer persona bem definida significa que a sua estratégia tem potencial para se tornar muito efetiva. A persona tem o poder de te mostrar quem é o seu cliente ideal, falando de outra forma, ela mostra quem é a pessoa perfeita para consumir o seu produto ou serviço.

·         Criando Personas

Para criar uma persona você pode convidar o time de vendas e/ou negócios (pois possuem contato com o cliente), ou até mesmo potenciais clientes dos seus produtos ou serviços, e desenhar esse personagem que irá representar o cliente perfeito.

Anote todas descrições que forem surgindo e depois agrupe por características semelhantes, tudo isso para que no final seja possível ver de maneira bem clara o perfil de quem a sua empresa deseja falar. Depois do personagem pronto, você pode pegar uma imagem em revista/internet/sites de fotos para usar como imagem; isso fará com que a sua persona "ganhe vida".

Leads e personas parecem ser a mesma coisa, certo?

Errado!

Podemos dizer que leads são todos indivíduos interessados no seu produto ou serviço, mas esse cliente age no ambiente digital, ou seja, toda pessoa que fornece alguma informação pessoal em troca de um produto ou serviço seu é um lead, o que não ocorre com a persona.
Persona é seu cliente ideal que tem interesse nos produtos da sua marca mas ele age no ambiente físico. Para os dois clientes o marketing é desenvolvido de formas diferentes.

Agradecemos pelo seu tempo!

Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo.

Grande abraço.

Contatos: (35) 3413-7000 / (35) 9.9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com