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Marketing

Conheça os 5 papéis de compra do consumidor

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O conhecimento do marketing e a concepção de um serviço e produto abrangem muitos conceitos, sendo um deles a compra, levando em consideração como ela é feita e por quem ela é feita. Aqui vamos tratar sobre os papéis de compra do consumidor, que estão presentes em todo o processo de compra.

É sempre bom lembrar que a motivação para uma compra vem de um desejo não atendido ou uma necessidade. E com base na identificação dessa necessidade, temos a busca por informações sobre o serviço ou produto com o objetivo de atender essa necessidade, análise de possibilidades permissíveis no mercado e por fim a decisão de compra.

De uma forma mais sucinta o comportamento do consumidor é sugestionado por diversos papéis de compra. Com isso em mente, vamos explicar, afinal quais são esses papéis de compra.

Durante o processo de compra o consumidor executa até cinco papéis, sendo eles: Iniciador, influenciador, decisor, comprador e usuário.

Vamos falar um pouco mais sobre cada um deles.

1. Iniciadores

Costumeiramente, o reconhecimento do desejo de compra de um determinado produto ou item vem do próprio usuário.

Contudo, pode existir momentos em que a manutenção, a alta direção ou qualquer outra pessoa, não sendo o usuário, percebe ou sente a necessidade de compra por certo serviço ou produto.

Tais usuários que "iniciam" o sistema fazem um dos papéis de aquisição: o de iniciadores.

2. Usuários

Dentre outros trabalhos de compra do consumidor, o usuário é uma delas.

Esses são os indivíduos que usam o produto. Um exemplo bem simples, é quando um pai compra um presente para o seu filho; aqui percebemos que o pai é o comprador, no entanto o usuário é o filho. É claro que o filho desempenha um papel de grande importância no processo de compra.

Em alguns eventos, o usuário também atua como "iniciador".

Ao se pensar em uma organização, os indivíduos que utilizam equipamentos específicos têm seus papéis de compra bem definidos, por várias vezes influenciando na marca, o tipo de produto ou qualidade do que está sendo adquirido.

Uma faxineira por exemplo, desempenha o papel de usuário, iniciador e influenciador, no processo de aquisição dos produtos de limpeza.

3. Compradores

Estes são os que têm influência formal para escolher o fornecedor e construir os modos de compra.

Os compradores executam um papel de enorme relevância em se tratando de fornecedores como também na negociação, e influenciam a moldagem específica do produto.

As funções principais dos compradores são:

  • Avaliar e selecionar o fornecedor
  •  Emitir ordens de compra
  • Obter propostas ou cotações
  • Acompanhar as entregas
  • Negociar os termos e condições de pagamento

4. Influenciadores

Um grupo staff de consultores e especialistas executa a tarefa de compra de influenciadores, desenhando os critérios dos produtos.

Tais pessoas são colaboradores que sugestionam a sentença de compra e o hábito de compra do consumidor.

O influenciador pode estar no meio dos papéis de compra da alta administração, especialmente se o custo envolvido é grande e o benefício é a longo prazo.

Influenciadores nos trazem informações para calcular as opções de forma precisa.

5. Decisor

Em um plano de vendas, esse é o objetivo que mais toca profissionais de marketing e vendedores.

O propósito é detectar os decisores ou até mesmo as personas da empresa, e buscar formas para se alcançá-los e construir um vínculo com eles.

A disposição organizacional tende a ser enganosa e a sentença nem sempre pode vir do departamento de compras.

Normalmente para as compras de rotina, o responsável pelas compras tende a ser o decisor. Mas quando se trata de produtos tecnicamente complexos e de alto valor, os executivos seniores tomam esse papel.

Os profissionais que definem as especificações e requisitos do produto também são decisores.

Agradecemos pelo seu tempo!

Eu sou Gustavo Júnior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo.

Grande abraço.

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