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Marketing

Branding: o que é, qual a importância e como fazer?

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Depois da explosão das mídias digitais é comum vermos na internet vários profissionais falando no Instagram, nos vídeos do YouTube, sobre branding e o quanto você precisa investir nele. Por isso, neste artigo, vamos conversar um pouco sobre o assunto e se você tem alguma dúvida fique comigo até o final para entender de vez o que é e como pode fazer.

A fim de organizar melhor o artigo e facilitar a sua compreensão, irei dividir da seguinte maneira:

O que é Branding?

Qual a importância do Branding?

Como fazer um bom Branding?

1- O QUE É?

Se você fizer uma busca pelo Google vai encontrar vários e vários sites falando que branding é a gestão da marca. Normalmente, uma pessoa que não tem um conhecimento aprofundado no assunto tende a ler e concluir que branding é estruturar a representação visual da marca, ou seja, escolher qual cor, quais formas vão ser usadas no logo e etc., mas fazer o branding de uma marca não é isso. Quer dizer então que isso não tem nada a ver com branding? Não! Quer dizer que não se resume a isso.

Fazer o branding de uma marca é mais que criar uma identidade visual para ela. O logo, que é a representação imagética de uma marca, é na verdade só a ponta do iceberg. A junção dessa “ponta” com toda a estrutura que se encontra por baixo, sendo ela os valores, a cultura e a história é o que forma a Marca.

Se branding é a gestão da marca, então podemos dizer que é gerir todo esse iceberg e não só da sua ponta. É gerenciar a soma do posicionamento de mercado + propósito da marca + valores da marca + percepção do público. Acredito que fica muito mais fácil de entender quando conseguimos exemplificar de alguma forma, então imagina que a sua marca é uma pessoa. Todo mundo é formado de aparência física + personalidade, da mesma forma é a sua marca: a aparência física é a sua identidade visual e a personalidade é a combinação dos seus valores, da sua cultura e do seu posicionamento.

Quando a personalidade que você adota é a mesma que o seu público percebe você pode ter certeza que está fazendo um bom branding, da mesma forma o contrário: se você adota uma personalidade jovial e extrovertida, mas o seu público vir você como uma marca conservadora você não está fazendo um bom branding.

2- QUAL A IMPORTÂNCIA?

O principal motivo para você investir, tanto seu tempo quanto o seu dinheiro, na gestão da sua marca é a CONEXÃO COM O PÚBLICO, que é um dos fatores principais, para não dizer o principal, numa venda.

Ninguém assiste um vídeo até o final, curte uma foto, compartilha um conteúdo, compra e etc. se não tiver conexão antes. Sabe aquele meme que você compartilhou? Por que você compartilhou? Por que achou engraçado? Não! Porque você se identificou com ele (teve conexão) ou acha que a pessoa para quem mandou se identifica. O ser humano tende a tomar decisões, inclusive a de comprar ou não, baseado em sua emoção e para atingir tal parte do cérebro é preciso, antes de qualquer coisa, gerar conexão com essa pessoa. Por exemplo, se o cuidado com a vida e bem estar dos animais faz parte dos meus valores pessoais, eu, de forma alguma, vou comprar cosméticos de marcas que realizam testes em animais, porque vai contra os meus valores, portanto, não se conecta comigo.

Além da conexão, o branding também traz reconhecimento para a sua empresa. Numa era de tanta informação, como a que estamos vivendo, se as pessoas não nos conhecem e reconhecem, não existimos. Quem nunca reconheceu um comercial da Coca-Cola antes de ver o seu logo? Às vezes eles nem colocam o logo, por quê? Porque não precisa, o público reconhece a marca só pela tonalidade de vermelho e eles só conseguiram chegar nesse patamar porque trabalharam muito bem o branding da marca.

Por fim, o branding agrega valor à sua marca. O público, muitas das vezes, não compra de você porque precisa do seu produto/serviço, mas porque se identifica com sua empresa; dessa forma, os clientes já não são mais só clientes e sim fãs da marca e, consequentemente, propagadores pois, além de comprar, eles também indicam e recomendam para as pessoas que conhecem.

3- COMO FAZER?

Muitas pessoas, após entenderem a importância de investir no branding de sua marca, começam a nos questionar como fazer, e uma das dúvidas mais frequentes é: “Não tenho verba para fazer uma propaganda na TV. Como posso fazer um branding bem estruturado?”

A verdade é que você não precisa disso tudo para estruturar o seu branding. É claro que um anúncio na TV ajuda a propagar bem mais rápido a sua marca, mas é completamente possível fazê-lo sem gastar tanto dinheiro, ainda mais com a ajuda das redes sociais para fazer a propagação. Por isso, separei algumas dicas para você:

Defina seu público-alvo e persona: é fundamental saber para quem você vende para saber como se conectar com ela (temos uma live no Youtube, clique aqui e saiba mais sobre o assunto).

Saiba o seu diferencial de mercado: tenha muito claro o porquê você se destaca do seu concorrente, em quê você se difere dele, pois você precisa mostrar isso para o seu público.

Identidade visual: as pessoas se conectam com você por sua personalidade, mas para elas te reconhecerem precisa ser pela aparência, por isso, invista em um designer para fazer a sua identidade visual.

Personalidade: defina as características da sua marca, quais os valores dela, como ela se posiciona, qual a cultura.

Causa social: apoie uma causa social, mas não apoie só para passar uma imagem, que não é verdadeira, para o público, apoie por que acredita e realmente luta pela causa.

Agora que você já sabe o que é branding, a sua importância e fórmula, para dar início é só começar a estudar e colocar em prática o que colocamos aqui. Se ficou com alguma dúvida, deixe aqui nos comentários ou nos procure nas redes sociais.

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