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Marketing

As 5 Fases do Ciclo de Produtos

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Sendo um conhecimento obrigado para todas as pessoas que atuam no setor de vendas, o ciclo de vida dos produtos é algo expressamente importante para a organização, sendo ele o responsável por analisar o produto desde quando é projetado até o seu "fim".

Contudo você deve se perguntar: por que precisa saber dessas coisas?

Esteja sempre ciente que os seus produtos podem estar em diferentes estágios e isso exige formas diferentes de divulgação para você vender.

Primeiramente vamos falar do Ciclo de Vida do Produto

O ciclo de vida do produto é uma ferramenta administrativa que tem a capacidade de analisar como o produto reage ao mercado desde o seu nascimento até a sua saída do mercado, passando o seu lançamento, maturidade em vendas e crescimento.

Vamos falar um pouco sobre Theodore Levitt, um economista, alemão, ele é a mente brilhante por trás desse belo conceito; ele apresentou um padrão de cinco fases e deu o nome de: Ciclo de Vida do Produto.
Sendo essas fases: Desenvolvimento, introdução, crescimento, maturidade e declínio. 
Por meio de várias pesquisas ele observou algo que parece ser óbvio, mas não estruturado até então: as características de um produto se modificam bastante durante o seu ciclo de vida.
Assim, quando você fizer alguma estratégia em torno de um produto, você precisa levar em conta as questões particulares de cada etapa em que o seu produto estiver.

    • Quando é o momento certo de colocar dinheiro em um produto para ele viralizar no mercado?
    • Qual é o momento certo de pisar no feio, e substituir um produto que fez sucesso no mercado por outro?

Essas são as perguntas que a análise do ciclo de vida do produto pode responder.
Mas agora vamos falar das 5 fases.

1 Desenvolvimento
A fase de desenvolvimento do produto é uma fase muito sensível.
Você pode até ter uma grande expectativa sobre ele, mas ele ainda vai precisar passar por algumas etapas de aprimoramento, como: testes, validar hipóteses levantadas, aceitação de mercado dentre outras.
Uma montadora de veículos não lança um carro novo no mercado sem antes analisar a sua inserção no mercado.
Quando um produto está sendo desenvolvido, os esforços da empresa não podem estar voltados para vendas, mas sim a divulgação do produto.

2 Introdução
Após um produto passar pelos critérios de desenvolvimento ele é considerado pronto para ser lançado no mercado.
Todos os dias vemos itens que se enquadram a esse estágio do ciclo, podemos ver a importância da divulgação de um produto, todos os dias novos produtos estão sendo apresentados nas TVs, redes sociais e etc. Basta ligar a tv ou olhar para o smarphone que vemos um novo modelo de bicicleta, um novo sabor de chiclete e até mesmo um novo banco online.
Essa é a fase onde você mais investe em marketing por parte da empresa, não é anormal que o balanço financeiro seja negativo, ainda que as vendas já tenham iniciado.

3 Crescimento
Após essas duas etapas, se o produto percorrer dentro da normalidade e se sair bem nas duas fases, chegaremos ao crescimento. 
Não se sabe ao certo em quanto tempo isso pode acontecer, pois isso vai depender das características do produto, como o mercado que está inserido, público alvo dentre outros.
Contudo se você tiver um bom planejamento e o seguir corretamente, o objetivo pode até demorar a ser alcançado mas ele não vai falhar. E ainda assim não será o momento de cruzar os braços.
Buscando tanto a ampliação no mercado quanto para manter o padrão de vendas, é preciso seguir investindo, sempre aperfeiçoando o marketing e ajustando as novas necessidades do público.

4 Maturidade
Sendo o ponto mais alto do ciclo de vida de um produto, a maturidade é onde o produto alcança o seu potencial e as vendas se estabilizam. Após chegar a esse nível não é possível crescer mais, e nesse momento a empresa pode agir de forma que evite os retrocessos do produto.
O novo desafio dessa fase e fazer perdurar os resultados do produto, não é uma questão fácil.
Todas as empresas que puderem vir a sua mente nesse momento estão investindo nisso. A Coca-Cola, não sai da mídia mesmo "não dependendo de marketing", contudo a mesma sabe que "marcas" não são eternas, estando sujeitas às instabilidades do mercado e às constantes mudanças de comportamento do público.

5 Declínio
É difícil imaginar o fim do império da Cola-Cola, uma das maiores empresas no mundo, com grande sucesso e público.
Mas até ela vai acabar um dia, não a empresa, mas o seu produto principal. Pode demorar muito, mas todo produto chega ao fim e encerra o seu ciclo de vida.
Nessas horas cabe a empresa, a partir de seus indicadores de desempenho, reconhecer isso e substituir o produto em questão. Se tudo aponta para a interrupção, não é uma boa escolha investir em marketing para tentar reerguer a marca.

Contudo, isso pode dar certo? Sim
Mas e se não der?

Tal atitude pode comprometer a instabilidade da empresa e não somente do seu produto. O correto é sempre monitorar esses pontos, de forma rígida e minuciosa para que assim as suas tomadas de decisão sejam assertivas e não prejudiquem a empresa.

Agradecemos pelo seu tempo! 
Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo. 
Grande abraço.Contatos: (35) 3413-7000 / (35) 9.9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com