FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Liderança

O que um líder faz!??

Artigo publicado em 11/02/21 por: Romário Lacerda
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Muito se fala do impacto que um líder tem nos resultados das organizações, o quanto sua presença, direcionamento e acompanhamento faz a diferença no negócio, mas o que de fato um líder faz no seu dia a dia? Como ele garante que sua equipe atinja os resultados desejados? Estas e outras perguntas serão respondidas no decorrer deste artigo.

Antes de falar sobre o que o líder faz, precisamos entender quem pode ser considerado um líder. Existe uma grande diferença entre CHEFE e LÍDER. O CHEFE é aquele que utiliza o poder que seu cargo tem para mandar e ameaçar seus funcionários; dessa forma ele “garante” que tudo saia do seu jeito. Já o LÍDER não precisa usar o poder de seu cargo para “forçar” as pessoas a fazerem o que precisa ser feito, ele caminha junto com sua equipe, é um exemplo para seus liderados, respeita e reconhece cada colaborador.

Agora que já temos uma noção do que é ser um líder, vamos entender o que de fato ele faz no seu dia a dia.

Uma das responsabilidades do líder é garantir que a comunicação flua, promovendo a sinergia da equipe, para isso ele precisa estar presente, acompanhar, coordenar, dar feedbacks e passar as informações adiante.

O líder também precisa se preocupar com a questão de ser exemplo, pois é dessa forma que ele conseguirá ganhar a confiança da sua equipe. Não dá para confiar em um líder que atrasa para entregar suas tarefas, não cumpre o que prometeu e trata mal as pessoas, por isso ele tem que vigiar diariamente suas ações.

Outra tarefa importantíssima do líder é o direcionamento. Uma organização precisa de objetivos, um norte, uma meta e fica a cargo do líder dar esse direcionamento e garantir que sua equipe se mantenha focada no alvo.

Ele também faz o papel de treinador dentro das empresas, sensibilizando, ensinando, motivando, engajando e corrigindo sua equipe.

Estas são algumas das muitas responsabilidades de um líder, para resumir, sua principal função é garantir os resultados da organização através do esforço coletivo.

Esse post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook: http://fb.com/RpmConsultoria

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 9 9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com /rpmconsultoriaempresarial.com.br