"Grandes líderes mudam de estilo para levantar a auto-estima de suas equipes. Se as pessoas acreditam nelas mesmas, é impressionante o que elas conseguem realizar." -Sam Walton
Essa é uma frase para pensar no Empowerment, uma frase poderosa para estimular ainda mais a sua auto-confiança, tendo você no centro da sua evolução.
Você já ouviu falar de Empowerment? Se não, tire uns 10 min para saber sobre essa incrível palavra e os benefícios que ela pode trazer para a vida da sua organização.
Empowerment retrata "empoderamento". É uma ideia que está entrelaçada a liderança. Tendo como base as informações cedidas pelos gestores, esse conceito repassa à equipe o poder das tomadas de decisões.
O Empowerment concede aos funcionários da organização a liberdade de tomada de decisão com base nas informações cedidas pelos gestores, aumentando a integração dos colaboradores e as suas responsabilidades nas atividades dentro da organização. Tal conceito é utilizado em organizações que aplicam a "cultura participativa", que usam de equipes de trabalho auto-dirigidas que partilham o poder com os seus colaboradores.
Vale lembrar que o empowerment está ligado diretamente à ideia de liderança e também à cultura organizacional. Tais conceitos estão ligados pois as empresas têm dificuldade de criar uma boa estrutura de delegação de poder aos colaboradores no ambiente de trabalho, com suas ações engessadas e burocráticas, não havendo um planejamento estruturado na organização para isso. Uma organização que se habilita a utilizar o Empowerment não pode ter uma estrutura de decisões centralizada.
Para você que está pensando em aplicar esse conceito à sua organização, saiba que ele tem quatro princípios bases, sendo eles:
Motivação - Proporcionar motivação aos colaboradores para incitá-los continuamente. Isso é identificar o bom comportamento, premiar os resultados, liberar para que os indivíduos estejam participando dos resultados de seus esforços e comemorem as vitórias.
Poder - Dar poder aos colaboradores, transmitindo autoridade e responsabilidade a todos os níveis da organização. Tal ação transmite confiança e importância aos colaboradores, dando-lhes autonomia e liberdade para as ações.
Desenvolvimento - Dar recursos aos colaboradores, em termos de qualificação e evolução profissional e pessoal. Isso demanda treinamento continuo, compartilhando conhecimento e informações, instruindo constantemente as novas práticas tanto técnicas quanto conceituais, criando e desenvolvendo novas habilidades nos colaboradores e descobrindo novos talentos para a organização.
Liderança - Possibilitar a liderança na corporação, isto é, orientando os colaboradores, definindo metas e objetivos, desmistificando novos horizontes, avaliando o comportamento e o desempenho..
Alguns gerentes associam a ação de passar a tomada de decisão a um colaborador como a perda de autoridade ou liderança. Isso merece um destaque maior, sendo que tal ação engloba vários aspectos, mas vamos dar atenção a apenas um deles que é o empowerment, pois ele preza pelos colaboradores e amplia a condução dos processos tanto internos quando os externos da organização.
"As pessoas perguntam qual é a diferença entre um líder e um chefe. O líder trabalha a descoberto, o chefe trabalha encapotado. O líder lidera, o chefe guia."
- Franklin Roosevelt
Agradecemos pelo seu tempo!
Eu sou Gustavo Junior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo.
Grande abraço.
Contatos: (35) 3413-7000 / (35) 9.9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com