FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Liderança

Liderança não é conceito, é atitude

Artigo publicado em 09/05/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

“Liderança não é conceito, é atitude.” Raul Pimenta

Temos por aí centenas de definições sobre o que é, ou sobre o que pode vir a ser liderança. 

O que vemos muito pouco, são líderes verdadeiros agindo. Abrindo mão de seus egos inflados para entender e estender a mão aos seus liderados, dando suporte/orientando, acompanhando e fazendo junto quando necessário. Líderes autênticos, olham primeiro para dentro de si e depois para o outro. Mas servem primeiro os outros e depois a si próprios. 

No IBC, onde fiz minha formação de COACHING, conheci a sigla “TBC”. A tradução dessa sigla deve-se a famosa frase dita e repetida copiosamente por José Roberto Marques: “Tirar a Bunda da Cadeira”. Ela é capaz de resumir o que é o trabalho do líder autêntico. 

Liderar é ser capaz de agir, mesmo que faltem recursos, conhecimentos, habilidades, sobrará sempre ATITUDES. Atitudes compensam qualquer falta de recurso. Por vezes, vemos noticiários, onde com ausência de recursos, em meio a pobreza total, pessoas especiais (líderes) conseguiram mobilizar pessoas a fazerem algo surreal/incrível. Só com o poder da ação!

Na escassez de capital, sobra força transcendental. Força que supera todas dificuldades, todos obstáculos.

Liderança é lançar-se com desejo verdadeiro de ouvir, perguntar, analisar e gerar ações de melhoria, em tudo e em todos, a todo momento. 

Líderes são empreendedores, movidos a mudança, pessoas inquietas, com visão de futuro e missões de vida. Inconformados com o status quo, possuem sede insaciável, e estão sempre em busca. Apostam na evolução, na melhoria contínua e continuada.

Precisam da contemplação, da reflexão e até da solidão para refinarem suas ideias e reverem suas metas pessoais. Mas, são seres sociais, que afloram e desenvolvem em grupo. Influenciando e sendo influenciados, doando e recebendo, contribuindo e desenvolvendo, locomotivas que puxam os vagões empresariais. Cheios de acreditações, entusiasmo, positividades, de otimismo, fazem a diferença prática, trazendo o que não existia sem eles e humildemente, acreditando na sua substituição. Pois, líderes sabem que são únicos, mas não são insubstituíveis. É por isso que agem! Líderes aproveitam as oportunidades, por que não sabem por quanto terão elas.

De todas as capacidades e características que um líder pode ter, a mais importante é a atitude. Se um dia, alguém te perguntar: Ei, para você, o que é liderança? Responda se possível: Liderança é movimento! Terá sintetizado em uma só palavra, tudo que um líder deve ser. 

A partir de hoje, ao se questionar se é um líder, pergunte-se: O quanto tenho agido no meu trabalho? Na minha família? Nos meus relacionamentos? E encontrará as respostas. Se quiser ir além, pergunte-se também: Minhas atitudes valem a pena ser imitadas? Assim, conseguirá entender em que nível está, e o que fazer para continuar evoluindo.

Lembre-se sempre de se lembrar, liderança é atitude, não é um cargo, um posto, uma patente.

Fale menos, faça mais! Seja congruente/coerente com o pouco que fala e deixe os exemplos mobilizarem os que ainda não acreditam.

Conheça nosso BLOG/portal e fique por dentro dos mais de 100 textos incríveis sobre gestão/administração, gestão de pessoas, empreendedorismo, vendas, liderança e motivação.

“RPM Consultoria Empresarial. Resultados Positivos em Movimento.”