FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Liderança

Liderança: Autoridade x Poder

Artigo publicado em 11/08/21 por: Matheus Filipe Marinho Pereira
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Na construção da liderança dentro de uma empresa, pode-se enxergar a trajetória de quem se torna um líder e o que ele construiu para se tornar um. Em uma organização pode haver vários gestores que possuem o poder nas tomadas de decisões e que podem influenciar no andamento das ações empresariais. Mas não necessariamente o gestor possui autoridade para engajar a sua equipe a fazer as ações com tanta qualidade e comprometimento que faz com que obtenham o resultado esperado, pois podemos apontar que a autoridade e o poder têm diferença dentro da liderança que impacta diretamente no comportamento da equipe.

Para analisarmos a diferença entre o poder e a autoridade, vamos ilustrar dois personagens: um ditador que manda em sua nação e de forma autoritária constrói leis que oprimem sua população e assim manipula e obriga a todos seguir essas leis; e vamos colocar um líder religioso como Jesus Cristo, que através do seu exemplo e de sua trajetória, que não necessariamente usou de seu poder para fazer o que devia ser feito e até hoje mobiliza milhões de pessoas a segui-lo e a fazer o que ensinou.

Veja que há uma grande diferença em atitudes que mobilizam pessoas a fazerem com que o poder passe uma sensação de medo, e a autoridade uma sensação de encorajamento e engajamento. E isso não é diferente dentro das organizações. Gestores que abusam do poder que têm, normalmente desmotivam seus colaboradores gerando medo e desmotivação; e gestores que constroem essa autoridade, conseguem fazer com que seus colaboradores desenvolvam o trabalho com satisfação e alegria.

A autoridade o líder constrói, conquista e desenvolve, diferente do poder que pode ser dado, tomado e até mesmo comprado. Você gestor que quer fazer com que a sua equipe desenvolva seus papéis com sucesso, construa essa autoridade. Pois através da sua autoridade, você líder e gestor, vai orientar, direcionar e motivar a sua equipe a atingir o objetivo, através da missão da empresa.

E para concluir, a construção da autoridade vem do caminho trilhado, do conhecimento obtido, dos relacionamentos conquistados e do quão disposto você está em servir a sua equipe, entregando a eles o que é necessário para o desenvolvimento de todos, conseguindo então tornar realidade o propósito da organização.

Este post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook:http://fb.com/RpmConsultoria

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 9965-7600 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com

/ rpmconsultoriaempresarial.com.br