FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Liderança

Comunique pra valer em 04 passos

Artigo publicado em 18/06/19 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Acabe já com os problemas de comunicação em sua empresa. Leia o artigo!

Sabemos que 70% dos problemas de uma organização surgem da má comunicação, como já dizia o pai da administração moderna Peter Drucker. 

Sentimos os efeitos e consequências desse mal no bolso, no retrabalho, no desgaste/conflito, nas expectativas e frustrações, na falta de clareza, visão turva empresarial. 

Não saber o que se espera, qual o padrão aprovado e o reprovado, qual o próximo passo, a próxima ação, as metas, como saber se estamos indo bem. Todos esses pontos, dúvidas e decisões demandam por comunicação clara, direta, ágil e objetiva. 

Como o cenário mundial está carente de líderes, as organizações estão abatidas e desentendidas. Perdidas na falta de comunicadores exímios e integradores, que transferem a estratégia para a base operacional e mobiliza todos em prol das intenções corporativas.

Lideranças levam à convergência, à união, assimilam as ações e levam com maestria aos demais, quebram objeções dos clientes internos, influenciam e buscam por meio de treinamentos e feedbacks extrair o melhor de cada profissional. Esse impacto tem destruído as relações, inviabilizando a satisfação no trabalho, prejudicado o clima organizacional. 
Mas o que fazer para mudar essa difícil situação? Trouxemos 04 passos para comunicar pra valer e iniciar a mudança que sua empresa está necessitando agora! 

Com atenção e dedicação, anote e viva-os:

1º passo – Seja interessado e não interessante;
Quando assumimos uma postura mais questionadora, investigativa, percebemos pontos que não estavam em evidência e começamos a resolver problemas que não víamos até então. 
Além do mais, encorajamos nosso time a dizer, a sentirem-se especiais, motivados, engajados, dando um senso e sentimento de importância a cada membro. Estimular perguntas nas relações interpessoais, ensinar técnicas, criar momentos reflexivos, todas atividades são válidas e possuem a sua importância. Precisamos redobrar a atenção em como estamos nos relacionando no trabalho. Se estamos ouvindo, processando, ou apenas, querendo dizer, ansiosos, preocupados, fechados a trocas relacionais. 

2º passo – Use a regra 70/30 da comunicação;
Ouça em 70% do tempo, pergunte e fale nos outros 30 %. É um regra complementar ao primeiro passo. Acreditamos muitas vezes que comunicar é ficar falando sem parar, com todos que aparecem. Esse modelo já perdeu força faz tempo e é tido como chato. Levando em consideração que quem pergunta tem o poder e o controle da situação, destinando o rumo da conversa; saber fazer boas perguntas e ouvir na essência torna-o um grande comunicador. 
Para fazer perguntas interessantes é fundamental conhecer seu interlocutor, seu público-alvo, avatar. Quais seus gostos, hábitos, seu contexto, sua história, suas dores e sofrimentos. 
“Quanto melhor forem as perguntas, maior serão as conexões, mais profunda as relações e mais sólidos os laços construídos.” - Raul Pimenta. Lembre-se disso!

3ª Passo – Aja com naturalidade e assertividade;
Seja natural na comunicação com os demais. Usar técnicas e demonstrar que está usando é um acidente sério à confiança e influência. Treine as habilidades, perguntas, paradas, conheça seus liderados e seja um líder natural. Assim, e só assim, você conseguirá ser objetivo, assertivo e eficaz nas comunicações proferidas e conduzidas. 
Nada de forçar a barra, de demonstrar ser quem não é, assumir estilos e faces que não são suas, dizer palavras que não sabe o real significado, impostar a voz como nunca fez, usar gírias que não cabem em sua personalidade. Busque aproximar ao máximo o mundo dos seus interlocutores, mas sem perder sua essência comunicadora. 
“A comunicação é forte quando a identidade é também.” – Raul Pimenta.Se não for real, não cola!


4º Passo - Use as técnicas certas;
Para atingir a atenção e mantê-la em seu estado máximo, o uso das técnicas é essencial. Vamos conhecer algumas:

- Técnica: o que você acha?
Essa técnica deve ser usada quando o liderado está inseguro em realizar suas atividades, embora já saiba como fazer. Ao invés de dizer novamente, devolva a pergunta e leve o liderado a pensar. Essa técnica melhora a comunicação e encoraja as pessoas sobre suas potencialidades; 

- Técnica: o que você entendeu?
Após dar uma ordem, orientação, feedback, pergunte o que o receptor entendeu. Assim reduzimos os ruídos e diminuímos os equívocos e falhas na comunicação. 

- Técnica da unidade;
Tenha apenas um comunicador em cada setor, unidade, departamento. Ou melhor, tenha um responsável por tirar as dúvidas e direcionar o trabalho. Essa definição aumenta as possibilidades de acertos e congruência.

- Perguntas de verificação;
Por fim, ateste se o que está entendendo da fala de alguém é realmente o que ela está dizendo. Quando um indivíduo estiver comunicando dê algumas devolutivas, acene com a cabeça, mantenha contato visual, esteja sintonizado. 

- Faça paradas estratégicas quando fala;
Além de facilitar a compreensão, demonstrar quando está mudando de assunto, trazer suspense sobre a mensagem, prender a atenção, aumenta e muito o entendimento de quem ouve suas argumentações.

- Mude a entonação e varie a velocidade da fala.
Nada de comunicações monótonas, chatas e arrastadas. Quando quiser chamar a atenção do público ou do indivíduo, fale mais alto, com mais vibração, acreditando no conteúdo da palavra, na mensagem emitida. Oscile a velocidade, para que o cérebro mantenha-se ativo e ligado no processamento da comunicação direcionada.

Essas técnicas trarão grandes resultados se bem aplicadas e levadas a sério no ambiente corporativo. Podendo fazer de você um líder disruptivo e exemplar. 

Caso ainda tenha dúvidas no assunto ou queira saber mais, entre em contato com a gente ou deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças na vida das pessoas e das empresas. 

Grande abraço caro(a) leitor(a) e amigo(a). 
Raul Pimenta / CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial, atua também como consultor sistêmico de negócios.
Contatos: 
(35) 3413-7000 / (35) 99968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com