Comportamento ou Técnica? Há quem diga que um seja maior ou melhor que o outro, ou que as características de um, prevaleça sobre o outro. Entretanto, na teoria, podemos encontrar uma série de observações e especulações sobre qual é o melhor. O difícil mesmo, é avaliar isso na prática.
O primeiro ponto importante, é compreender o que queremos discutir quando falamos sobre cada uma das definições. Habilidades técnicas, ou competências técnicas, referem-se às destrezas que o profissional adquiriu ao longo da carreira, através da sua ocupação. As técnicas podem e estão atreladas ao nível de escolaridade, as capacitações realizadas e também pelos cargos assumidos durante os anos de experiência do profissional. Tudo aquilo que se pode aprender e descrever de maneira quase “palpável” num currículo profissional.
Sobre as competências comportamentais ou simplesmente o comportamento organizacional, as definições são mais amplas, e são descritas quase como um axioma. Partimos do princípio de ética no trabalho, até o controle emocional para garantir a reação do indivíduo em qualquer situação dentro do ambiente de trabalho. Por exemplo, podemos entender como competências comportamentais, a organização, o foco nas atividades, a criatividade, resiliência, comunicação, imparcialidade, etc. Tudo aquilo que diz respeito às reações emocionais e racionais de uma pessoa.
Mas, como entender qual o melhor? Quem se destaca mais no mercado de trabalho: Aquele que tem mais habilidades técnicas ou o que possui mais competências comportamentais?
A resposta pode ser uma surpresa, mas a verdade é que não há um maior ou melhor. Ambos justificam o profissional como um todo. Não dá pra ser um excelente operador de atividades, se não há comportamento suficiente para seguir as regras e procedimentos da organização. Ou até mesmo, não adianta ser um funcionário pontual, cheio de boas vontades, se não há conhecimentos técnicos para executar as tarefas. O célebre autor dos best-sellers O Monge e o Executivo, De Volta ao Mosteiro e vários outros grandes livros, James Hunter, ressalta que: “Pensamentos viram ações. Ações viram hábitos. Hábitos viram o caráter. E o caráter vira o seu destino”. Parafraseando o mesmo, você só se tornará um exímio profissional, se toda a sua vida, justificar isso. Desde os conhecimentos que tem, e que busca (isso inclui, principalmente, o autoconhecimento), e também as competências comportamentais que desenvolve. E o conjunto dessas qualidades, se torna algo poderosíssimo para o mercado de trabalho: Empregabilidade.
Empregabilidade, é basicamente, o fato de ser a pessoa certa, para a vaga certa. É corresponder as expectativas do empregador, quanto em nível de competências técnicas, quanto comportamentais. E quanto mais empregabilidade você tiver, mais valorizado será, e mais desejado pelo mercado também. Essa preciosidade, não é conquistada do dia para a noite. Mas sim, com muito trabalho, esforço, empenho, dedicação e inteligência.
A RPM Consultoria Empresarial, tem como missão, a transformação das pessoas e empresas em que atua. E gerar empregabilidade, faz parte desse processo de mutação. Desejamos a você, sucesso na sua carreira. Que a cada dia, suas competências e habilidades sejam enriquecidas grandemente!