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Liderança

COMO MELHORAR A FORMA DE PASSAR FEEDBACK’S

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COMO MELHORAR A FORMA DE PASSAR FEEDBACK’S

Feedback’s são uma forma de comunicação de resultados sobre um assunto. A finalidade é que com essa comunicação a pessoa possa ser orientada de como suas ações são vistas pela empresa. A questão é que, muitas vezes, essa comunicação é feita de maneira errada e ambas as partes desse relacionamento saem perdendo, quando o que fala se expressa mal, aquele que ouve interpreta de forma pior ainda, e isso não é gratificante para nenhuma das partes.

O que podemos fazer para que essa informação seja sempre clara e feita de forma que venha a somar ganhos?

É necessário inicialmente entendermos o contexto de uma situação, o que levou àquele momento? Com quem estamos falando? Eu entendo toda a situação ou apenas uma versão dos fatos?

Podemos facilmente distinguir quando nossa fala será benéfica e quando não será benéfica, como? Você pode estar se perguntando, quando você entender que sabe o suficiente para se expressar. Muitas vezes erramos por nos expressarmos mal sobre um determinado assunto, e essa expressão deriva do fato de sabermos pouco ou quase nada sobre o assunto; assim, quanto mais sabemos de um assunto mais poderemos contribuir para a clareza desse feedback.

Alguns líderes cometem o grande erro de conhecerem apenas uma face da moeda no momento do feedback e isso pode ser muito prejudicial para o relacionamento entre as partes. Quando bem feito, esse feedback pode gerar muitos benefícios, assim como a mudança de postura e entendimento daquele que ouvir para a melhoria contínua.

Outro ponto relevante a ser considerado para passar com veracidade o Feedback é se manter ausente de sentimentos. Isso pode soar estranho, porém se analisarmos com mais profundidade iremos notar que na ausência de sentimentos usaremos o racional para nos comunicar e sem pessoalidade com o alvo da fala, de outra forma podemos cair no erro de misturar os sentimentos como: raiva, ódio, descaso e etc. na hora do feedback e isso acaba por comprometer 100% da fala, e passa a ser uma agressão verbal ao invés de uma instrução para crescimento.

Muitas vezes, analisar uma atitude de forma racional e clara é difícil pois somos seres emocionais, porém é necessário que esse julgamento seja sempre pautado na responsabilidade de acrescentar na vida de outra pessoa, e quando analisamos essa linha de pensamento, os números e parâmetros podem nos ajudar a fazer um julgamento totalmente pautado em resultados, diminuindo (e muitas vezes excluindo) a pessoalidade no feedback.

Isso quer dizer que não iremos ajudar o próximo? Não, isso quer dizer que ajudaremos o próximo no que ele mais precisa, uma vez que temos resultados coerentes de seu desempenho podemos verificar seus acertos e falhas para ajudá-lo a melhorar seu trabalho.

Uma outra forma de melhorar esse Feedback é entender que ele pode ser usado para crescer moralmente consigo mesmo. Dar um feedback sincero e ausente de sentimentos pessoais contra alguém eleva o seu valor interior, uma vez que você saberá que aquelas palavras são para ajudar a pessoa a desempenhar melhor alguma tarefa, e certamente ela saberá disso através da forma que você passar a mensagem.

Podemos também entender mais sobre o comportamento humano, uma vez que a clareza das palavras e a honestidade da intenção caminham juntas, conseguimos transmitir a mais complexa situação da forma mais sincera possível, e isso é fundamental para a melhoria contínua.

Além desses pontos, podemos analisar também a inserção de feedback’s positivos para a equipe. Todos gostam de ver seus resultados serem reconhecidos, e esse reconhecimento pode vir através de uma palavra de ânimo, um agradecimento explícito, ou mesmo um reconhecimento financeiro pelo bom desempenho. Fato é que, se nos expressarmos com elegância e de forma sempre sincera e útil a nossa vida se tornará cada vez mais bela e eficaz, pois estaremos sendo honestos com o próximo, honestos com nós mesmos e estaremos praticando o bem.

Se você notar em seu coração uma má intenção ao dar um Feedback, analise novamente o que você dirá e avalie se isso trará algum proveito ou se é apenas uma forma de atingir o próximo pessoalmente e sem motivos. Ser líder não é fácil, porém, não é impossível, e para isso precisamos ser primeiramente comprometidos com o crescimento do próximo e com as responsabilidades que temos; isso fará com que a consciência de liderança se torne mais presente em nossa vida, tornando a tomada de decisões mais fácil e imparcial.

Agir de maneira assertiva e épica não é tarefa fácil, porém podemos treinar para que essa forma se torne o mais comum possível em nossas vidas, avalie o que for bom, use o que for preciso e sempre seja claro e sincero com o seu próximo, afinal ele é como você e com certeza gostará de ser tratado com sinceridade.

Sempre que estiver para fazer uma decisão para ajudar alguém, análise a forma que será passada a informação e se certifique que todo o processo será pautado na ação de melhoria do próximo e seja sincero na sua abordagem. Essa conduta poderá lhe render o sentimento de ter ajudado autenticamente alguém a mudar e com isso em mente as próximas abordagens ficarão cada vez mais claras e precisas, uma vez que a prática consciente e análise levam à perfeição.

A RPM consultoria é uma empresa que visa sempre o crescimento de outras empresas com base na gestão e resultados. Conhecemos o valor de se tornar um bom empreendedor e acreditamos que a gestão pode mudar o mundo que vivemos.

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