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Gestão

RESPONSABILIDADE SOCIAL CORPORATIVA

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A desigualdade dentro dos países desenvolvidos e não desenvolvidos está bem consolidada, e é difícil reverter a situação, ainda mais nos dias de hoje, em que essa questão só se fortalece. Afunilando essa situação dentro das empresas, há um conflito diário interno e externo. Conflitos esses que devem ser eliminados para que a empresa opere de forma igualitária, sem trazer prejuízo a ninguém. Para isso, a responsabilidade social corporativa visa justamente na melhoria da identidade da empresa.

Ela consegue trazer valores e mudar o pensamento da empresa visando os princípios éticos. A responsabilidade social está muito ligada à ética, logo, conhecer e entender o que de fato é a ética e implantar uma postura ética no meio corporativo é essencial para os primeiros passos da responsabilidade social.

Existem várias definições à responsabilidade social empresarial. De forma bem resumida, entendemos que responsabilidade social empresarial abarca muitas situações e atitudes, como: a empresa não foca apenas no seu lucro, mas na melhora da qualidade de vida da comunidade em que está inserida, como também de seus colaboradores; a empresa que tenha a ética como foco primordial, agindo de forma ética tanto em seu interior quanto em seu exterior; a empresa consegue ter responsabilidade legal pensando no meio ambiente, na comunidade mais carente no meio social em que está inserida, fornece políticas a seus funcionários para que pensem de forma mais humana, com grande foco nos valores e princípios – todas essas questões complementam e exemplificam a responsabilidade social.

Vale ressaltar que o Instituto Ethos de Empresas e Responsabilidade Social, em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), destacaram sete diretrizes que facilitam na compreensão e até mesmo na implantação da responsabilidade social corporativa.

  1. Adoção de Valores e Trabalho com transparência – nessa diretriz, enfatiza na criação de valores éticos; a empresa deve estabelecer qual é sua missão, suas metas, o seu impacto na comunidade, mas sempre tem de levar em conta a justiça, solidariedade, igualdade, integridade, respeito ao próximo, entre outras. E, sempre transparecer a verdade, tudo que divulgar deve ser esclarecido com transparência, lealdade e mais sinceridade possível. Além de focar na ética empresarial, e instigar seus colaboradores a segui-la.
  2. Valorização de Empregados e Colaboradores – mostrar que os funcionários são importantes é essencial. Forneça os direitos, segurança e qualidade digna de trabalho aos colaboradores para que o interno seja ético e consiga melhorar a identidade empresarial.
  3. Fazer Sempre Mais pelo Meio Ambiente – a empresa deve se importar com seu lucro, porém deve dar a mesma importância ao meio ambiente. Ela deve melhorar o seu pensamento e desempenho em prol de ações ambientais – fomentar os envolvidos, a comunidade, aquele meio que ela tem grande impacto - buscar grande responsabilidade ambiental.
  4. Envolver Parceiros, Fornecedores e Concorrentes – parceiros e fornecedores são uma extensão da empresa, certo? Então, mostrar seus valores, que você segue a ética profissional, mostrar que você não visa apenas lucro, são atitudes essenciais para melhorar o seu relacionamento com os fornecedores e parceiros. Afaste-se de empresas que não têm a mesma responsabilidade social que a sua, daquelas empresas que não pensam em seus colaboradores, na comunidade, no meio ambiente, que não dão importância aos valores éticos. Seja uma influenciadora positiva às outras empresas.
  5. Proteger Clientes e Consumidores – ofereça produtos/serviços que não prejudiquem a qualidade de seus clientes. Caso forneça produtos, invista em segurança, e em produtos que não sejam prejudiciais ao meio ambiente.
  6. Promover a Comunidade – pense na comunidade em que você está inserido, faça ações positivas que possam melhorar a qualidade de vida de pessoas vítimas de exclusão social.
  7. Comprometer-se com o Bem Comum – essa última diretriz é muito simples, realize todas as outras diretrizes não apenas por marketing, mas porque você realmente é uma empresa ética e de valor. Seja contra a corrupção, seja transparente em todos os sentidos.

Com as diretrizes explicadas acima, fica mais fácil de entender que a responsabilidade social empresarial não é apenas fazer uma ação social, ou achar que sua empresa está fazendo sua parte sem agir de forma ética e empática. É muito além, há muitos conceitos, processos envolvidos. Agora eu te pergunto: sua empresa está seguindo os passos certos para aderir à responsabilidade social? Caso não, por que não começar?

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