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Gestão

Rede de contato? Ou rede de favorecidos?

Artigo publicado em 02/05/18 por: Raul Pimenta
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“Para ser reconhecido,é preciso ser conhecido.”Raul Pimenta

Este é o país das indicações! Não existem problemas em indicar uma pessoa para uma vaga de emprego, para um grupo de interesses, para qualquer grupo ou atividade social. O problema que percebemos, é que se indica pelos motivos errados, se é que você me entende.
Acredita-se, e de fato é o que acontece, que para ser um cidadão (ã) de sucesso precisa-se ter bons contatos, uma rede poderosa, com nomes importantes. E só.
Na realidade, é de muita valia conhecermos e convivermos com pessoas influentes, agora pergunto a vocês: o que você tem para oferecer a essas pessoas que você possui em sua rede de contatos?
Valorizamos excessivamente o networking, e esquecemos de que uma das premissas básicas do networking, é ter algo (conhecimento, habilidades, e informações) a oferecer. Preocupa-se muito com rede de contatos, e pouco em como ser útil à esta rede.
Se as minhas palavras fazem sentido, deixo uma dica especial que aprendi durante a minha vida profissional: não se preocupe tanto com as pessoas influentes que você conhece, e sim, em o que você tem a oferecer às pessoas que lhe conhecem.
Se você é bom, excelente no que faz, as pessoas te procurarão. Não pela amizade, proximidade, troca de favores e intimidade que possuem,mas, para usufruir de toda capacidade, competência e excelência que você detém. Esta relação será sem dúvidas muito mais promissora e duradora,permitindo o que chamamos de ‘’ Relação Ganha-Ganha.”
Faça sua rede de contatos baseada nas pessoas que são transformadoras, que possuem sede de conhecimento, e não, nas pessoas acomodadas que só bajulam para conseguirem crescimento medíocre e provisório nas carreiras.
É infinitamente mais fácil ser um bajulador do que ser um profissional exemplar. Agora, será que o bajulador traz ao seu negócio os mesmos resultados que um profissional capacitado é capaz de trazer?
Agora, sem sombra de dúvidas, cultive as relações. Não é porque você é bom, que será auto suficiente. Concentre-se nas suas capacidades, e alinhe-se para momentos de socialização, participando sempre de cursos, palestras, eventos,etc.
De que adianta ser bom no que faz, se não é conhecido?
Portanto, tenha como prioridade sua capacitação constante, a busca incessante pela superação dos seus pontos de melhoria e o aprimoramento dos seus pontos fortes, e é claro, participe, socialize, apareça! Porque, quem não é visto não será lembrado.
Não sejas superficial, sejas profissional!

Deixo abaixo dicas poderosas para potencializar sua rede de contatos: 
1- Escolha/relacione por meritocracia
2- Tenha algo a oferecer
3- Socialize/apareça
4- Busque constantemente