“Produtividade é fazer cada vez mais, com cada vez menos. ” Vicente Falconi.
Tanto se fala em produtividade, que até quem não é profissional de administração de empresas ou possui alguma relação com atividades empresariais, utiliza frequentemente o termo.
Expressões como: “Precisamos aumentar a produtividade em 10%; está equipe possui baixa produtividade; vou contratar mais colaboradores para aumentar a produtividade” são muito ditas e ouvidas por todo canto.
Na realidade temos uma novidade para muitos: ao contratar um novo colaborador para compor a necessidade de pessoas de determinada área, não estou necessariamente aumentando a produtividade do setor. Essa afirmação só poderá ser feita, se acaso, o colaborador impactar positivamente e decisivamente nos números do setor determinado.
Trata-se de uma concepção básica, o novo contratado precisa utilizar os recursos disponíveis com competência, sabendo de sua importância, escassez, e buscando reduzir as perdas. Uma empresa organizada consegue através dos números, analisar o desempenho individual e coletivo, e determinar se uma contratação gerou ou não produtividade.
Como o assunto está em destaque decidimos orientá-los para que possam ser mais produtivos nas tarefas que desempenham no dia a dia, e para que consigam enxergam quais são os “motivadores de perdas” nos seus colaboradores / liderados. Segue abaixo 10 SUPER DICAS para se tornar um profissional verdadeiramente produtivo e gerar competência produtiva nas pessoas que lidera:
01 – Faça uma lista das atividades que precisa realizar na noite anterior
(Existem excelentes aplicativos / ferramentas que facilitam sua vida nessa hora, como: any.do, google keep, e evernote);
02 – Aprenda a dizer “NÃO”
(A palavra não é indispensável quando o assunto é manter o foco no ambiente de trabalho. Foco gera resultados melhores, e pode aumentar consideravelmente sua produtividade);
03 – Deixe em seu celular apenas aplicativos que te ajudam durante o trabalho
(Evite baixar jogos, apps de notícias, etc. - Desconecte-se sempre que puder);
04 – Estabeleça prioridades (É impossível e totalmente desnecessário fazer tudo);
05 – O que não é prioridade / importante, pode ser delegado
(É claro que toda e qualquer delegação necessita levar em conta o nível de maturidade e competência do ser delegado – Assim, a possibilidade de ganhos de produtividade tornam-se muito maiores);
06 – Faça exercícios físicos constantemente (Mente sã, corpo são / Corpo são, mente sã);
07 – Pare agora de resolver problemas pessoais durante o horário de trabalho
(Colaboradores / empresários que resolvem problemas pessoais durante o horário de trabalho, chegam em casa com problemas do trabalho para resolver. Ou seja, fazem as coisas certas, mas na hora errada. Essa incoerência faz com que o indivíduo tenha baixa produtividade, viva ansioso, e tenha resultados medíocres);
08 – Suspenda as redes sociais como: facebook, instagram, Twitter, e Snapchat
(Exceto que o seu cargo esteja diretamente relacionado com esses veículos de comunicação e exija isso de você);
09 – Deixe o perfeccionismo de lado (Melhor feito, do que perfeito);
10 – Pense positivo / Evite reclamar
(A ciência confirma que: a felicidade torna as pessoas mais saudáveis e produtivas).
Coloque essas dicas em prática, perceba em você níveis melhores e mais produtivos de trabalho, e goze os resultados dessa mudança.
Somos um conjunto de hábitos, revise os seus, e decida fazer diferente.