Se você é um administrador de empresas, ou exerce um cargo de gestão em alguma instituição, certamente sabe o quão difícil é desempenhar este papel.
Excesso de responsabilidades, estresse, pressão por bons resultados, fadiga, cargas horárias excessivas, despreparo e desqualificação, velocidade das mudanças, muitos compromissos, enfim, sua vida não é nada fácil!
Em meio a tantas dificuldades, encontramos profissionais desmotivados, pessimistas, justificadores e conformados com os resultados obtidos, fazendo com que as empresas fiquem cada vez mais sucateadas, abandonadas e insustentáveis.
Quando a crise está do lado de dentro, o que fazer?
Seguem, abaixo, alguns pontos a serem analisados pelos gestores, a fim de melhorar seu desempenho interno e provocar mudanças significantes e evidentes:
Tenha Visão Sistêmica:
Muitos profissionais se desenvolvem, ou tem mais afinidade em uma área específica, e acaba concentrando todos os seus esforços para desenvolver determinado departamento, esquecendo os outros setores da empresa. A administração não dá ponto sem nó. Ou seja, um departamento impacta diretamente em outro. Portanto, é melhor termos três departamentos desenvolvidos, do que um extremamente desenvolvido. Exercite a visão do todo.
Esteja disposto a aprender (Recicle):
Enquanto estiver atuando, atualize-se! Não somos obrigados a saber tudo, mas temos a obrigação de buscar de tudo um pouco. Um administrador estudioso, é sem dúvidas um profissional mais preparado, aberto à inovação, a busca pela melhoria contínua (kaizen), seguro, e disposto a ouvir e promover mudanças. Nas grandes cidades temos um nível de preparo e busca muito elevado. Profissionais reconhecem a importância de serem melhores, e são pressionados a assim fazer. Nas pequenas cidades, este movimento ainda é muito aquém à necessidade instalada.
Permita-se mudar:
A mudança é a maior realidade da vida. Estamos mudando a todo instante, e ainda existem pessoas e profissionais que se fecham a este processo biológico, natural, e sem dúvidas, inevitável. Novas ferramentas surgem a todo momento, novos cursos, novas ideias, novas formas e maneiras de se fazer o que já é feito, de modo melhor, mais econômico e mais rápido. Esteja aberto, ou melhor, esteja ONLINE.
Seja Resiliente:
Temos profissionais com dificuldades de ouvir críticas e mais dificuldades em assumir seus próprios erros, o que acaba fazendo com que os reajustes necessários ao bom trabalho sejam retardados e, em alguns casos, adiados. Bons administradores são os primeiros a reconhecerem suas falhas de gestão, e são ágeis em corrigi-las. Entenda que sempre há algo a melhorar. Pensando assim, será mais fácil se motivar, influenciar pessoas, e alcançar bons resultados.
Administre-se dentro do tempo:
Não administramos o tempo. O tempo é sempre igual para todos. Administramos nós mesmos, dentro do tempo que temos. Para isso, é fundamental delegarmos funções, atividades. Ter uma agenda, e segui-la disciplinadamente. Tome cuidado com as distrações. O mundo está a cada hora que passa mais atrativo. Porém, devemos estar mais atentos, e concentrados, para assim, vivermos tudo no tempo certo.