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Gestão

Os 10 maiores desafios do crescimento

Artigo publicado em 10/07/18 por: Raul Pimenta
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Os 10 maiores desafios para crescer

"Ser grande não é uma vontade despretensiosa. É uma escolha convicta!" Raul Pimenta

Olá caro amigo, você tem vontade de expandir o seu negócio? Ou a empresa em que trabalha? De ver as coisas dando certo? E de ser o responsável ou um dos responsáveis por essa incrível façanha? Um dos maiores prazeres encontrados na face da terra é o de prosperar profissionalmente. Somos apaixonados pelas vitórias que alcançamos por meios de nossos esforços e superações. O sucesso empresarial é combustível para novos passos na direção certa e motivação para continuar após dias difíceis que certamente enfrentaremos em nossas estradas corporativas. 

Se há algo que vale a pena em meio a tanta pressão, é poder enxergar e sentir os resultados positivos e a avalanche de oportunidades que o bom trabalho pode trazer! Está bem. Sei que você, assim como eu, deseja progredir em seu empreendimento.  Mas, quais são os principais desafios que encontramos para crescer? Existem vários! Selecionamos 10, para que fique mais atento, minimizando os revezes e maximizando suas chances de êxito. Segue abaixo os 10 maiores desafios:

1 - Pensar constantemente grande;

Muitas tarefas feitas no dia a dia são desenvolvidas no modo "automático", sem o entendimento da relevância que tem, sem o foco na execução necessário, sem a noção exata da profundidade que possui. Empresas que pensam pequeno, jamais se tornarão expressivas. Pense em como tudo pode trazer impacto, relevância, magnitude. Enxergue longe, não seremos maiores do que ansiamos ser.  Estruture-se para expandir, acredite em sua visão e trabalhe duro.

2 - Investir em tecnologia;

Como seu negócio, produto, serviço pode ser mais acessível, disponível e útil? A tecnologia é um meio que conecta e gera intimidade entre o que você faz e o que seus clientes procuram. Facilite e preocupe-se com a experiência de consumo dos seus clientes/usuários onde quer que estejam em seu PDV ou em seu ambiente virtual. Faça para mais pessoas, escale, seja desruptivo, exponencial. A tecnologia é boa se você sabe usá-la.

3 - Quanto mais cresço, maiores e mais complexas são as dificuldades (Resiliência empresarial);

Pare de buscar vida fácil. QUANTO maior a organização, MAIOR as dificuldades e os desafios. Não tem como não ser assim. Para isso, é necessário entender e viver o princípio KAISEN: "hoje melhor do que ontem e amanhã melhor do que hoje." Seja e esteja aberto à transformação inevitável e constante. O modelo mental empresarial que lhe trouxe até esse nível, dificilmente levará você para o próximo degrau, restando ao empresário/administrador desenvolver o mindset de crescimento, o desejo genuíno de vencer e de superar-se a cada dia. 

4 - Ser ágil nos processos e no atendimento das demandas;

Aprenda e coloque em prática cada vez mais rápido. Esse é o lance das startups. Não são elefantes brancos, com dificuldades de se mover. Seja flexível, móvel e certeiro  nos movimentos. Faça orçamentos, envie orçamentos, realize entregas deflashs, pós-vendas na velocidade da luz. Cada minuto desperdiçado é um cliente que deixou de ser atendido, encantado, fidelizado. 

5 - Controle apurado do negócio;

Saiba onde você está pisando, quanto pode investir, em quanto tempo seu negócio retornará o que foi empenhado, seus gastos fixos, o budget/orçamento mensal, semestral, anual. Quanto mais medimos, mais gerenciamos. Quanto mais gerenciamos, mais lideramos. Quanto mais lideramos, mais diferença fazemos. Assim, certamente seremos presenteados.

6 - Agregar valor sem comprometer as finanças;

Tenha seus diferenciais, suas propostas de valor. Porém não viaje. Pense: como posso ser diferente sem estar quebrado? O que meus concorrentes não fazem e não estão dispostos a fazer? Um detalhe, uma cor, uma ligação a mais, um processo, um abraço! Algo a mais, que não custe nada a mais. Você consegue! Basta querer de verdade.

7 - Defina um público-alvo (geral) ou uma persona (mais específico);

Não queira atender a todos. Tenha uma lista dos clientes que adoraria atender e bata em cima deles. Não podemos e não devemos agradar a todos. Precisamos entender para quem estamos gerando/criando valor, para qual cliente estamos comunicando, para qual mercado estamos vendendo, para quem somos importantes, quais hábitos e comportamentos e perfis fomos feitos. 

8 - Esteja online;

A internet e seus diversos canais/mídias sociais são um convite irrecusável ao mundo empresarial. Saiba onde seu cliente está, em qual horário, com qual freqüência, por quanto tempo e fale com ele imediatamente! Seu público está carente do que você pode ofertar só que não sabe ainda que você existe. Portanto, não titubeie, vá ao encontro dele, prospect e promova esse encontro especial o quanto antes.

9 - Saiba contratar e capacitar os colaboradores (exerça liderança);

Não precisamos de mais funcionários, precisamos dos funcionários certos. Que possam ser chamados de colaboradores, na essência da palavra.  Os recursos em pequenas e médias empresas são mais escassos, portanto, uma contratação errada pode custar à sobrevivência do negócio. Faça processos estruturados e abandone a velha e boa "indicação".

10 - Invista em conhecimentos, habilidades e atitudes.

Dissemine conhecimentos dentro de seu negócio, desenvolva habilidades em seus liderados, e incentive atitudes corretas por meio de elogios e programas de recompensa ao bom comportamento e ao resultado responsável.

Atento aos 10 maiores desafios, vacinando-se contra esses sintomas negativos, sua empresa estará cada vez mais nutrida e fortalecida para as provações, rumo ao crescimento. Coloque em prática e compartilhe o conhecimento, pois tudo que vale a pena ser feito vale a pena ser compartilhado. Sou Raul Pimenta consultor empresarial na RPM. Acompanhe o portal e fique por dentro de mais de 100 textos de gestão. 

Abraços, faça uma boa semana.