“A morte de uma organização acontece quando os de baixo já não querem e os de cima já não podem.” Lênin
Essas são duas ferramentas de organização, sistemas e métodos, muito conhecidas e utilizadas no mundo dos negócios. Mas, infelizmente, usadas de forma equivocada na maior parte das vezes. Vamos entender um pouquinho suas funcionalidades, vantagens e desvantagens:
Organograma é o desenho da estrutura de uma empresa. Os seus departamentos, sua hierarquia, e as interdependências de um organismo.
Vantagens: Além de transferir um aspecto de organização, visão geral do negócio, o organograma também serve de motivação aos colaboradores, pois seu caráter visual proporciona fácil visualização de onde se encontra e onde se pode chegar.
Desvantagens: Tem efeito contrário quando o assunto é Impossibilidade de Crescimento Organizacional.
Fluxograma é a fração de um processo, ou seja, é a definição detalhada, sequencial, de um processo como um todo.
Muitas organizações perdem tempo realizando tarefas que não possuem uma sequência lógica.
Vantagens: Utilizando a ferramenta conseguimos reduzir: fadiga desnecessária ao colaborador, inconformidade de padrões, desmotivação, e visão distorcida/equivocada do processo. (isso ocasiona dificuldades na reposição de novos colaboradores, maior tempo de integração, e prováveis quedas na produtividade geral e individual.)
Desvantagens: Burocratização excessiva do trabalho; na maioria das vezes eliminando a capacidade de inovar do colaborador.
“As únicas coisas que evoluem por vontade própria em uma organização são a desordem, o atrito e o mau desempenho.” Peter Drucker.
"Nenhuma empresa poderá ser melhor, se aquele que a administra não for."
Raul Pimenta.