Muitos negócios sofreram inúmeros danos durante a pandemia que ainda nos acompanha, e se reestruturar e crescer tornou-se muito urgente. Porém, muitos empresários ainda não conseguem ter a clareza exata de por onde começar.
Muitos fatores devem ser levados em conta quando apostamos na escabilidade do negócio, e uma das mais importantes é a ideia de crescimento com pouco ou nenhum aumento de custo, pensamento exatamente na saúde financeira e conceito empresarial.
Resumidamente, temos que encontrar a fórmula de crescer sustentavelmente para expandir o faturamento, vendas e número de clientes, porém, fazer que as despesas não acompanhem o mesmo raciocínio. Este é o lema. Neste momento de pandemia, o termo austeridade ganhou mais e mais importância. Deixar de lado o que não é necessário, e aprender a fazer muito com pouco.
Neste contexto estratégico de reestruturação e crescimento, sempre com olhar voltado ao crescimento organizado, escalonado, planejado, agindo para mitigar falhas, existe metodologia, conceitos e dicas para um caminho menos árduo ao empresariado.
PENSE GRANDE, CRESÇA!
Em princípio, é fundamental ser preciso quanto aos recursos necessários para o projeto crescer. Sem exageros. Austeridade é a palavra-chave. Paralelamente, tenha clara visão de onde quer-se chegar, estudando todas as possibilidades ainda não convertidas no segmento. Para se alcançar a escabilidade é essencial ser atento ao crescimento rápido, agindo conforme a demanda do negócio. O mercado é dinâmico e a concorrência vai notar o crescimento e tomar ações.
TENHA CLARA DEFINIÇÃO DO DIFERENCIAL DO NEGÓCIO
Ser diferente permite que o consumidor almejado perceba a qualidade do produto/serviço. Converta-o em assíduo. Faça isso com excelência. Estará em vantagem toda ocasião que o negócio tiver a solução ou o produto ideal e necessário para a busca do consumidor/cliente.
SEJA CONSISTENTE E SEGURO PARA O PÚBLICO ALVO
Nada mais assertivo que garantir ao consumidor que o produto ou serviço seja sempre padronizado. Quando existem mais unidades, mantenha o mesmo padrão. Consistência na excelência e mantenha a qualidade.
É PRECISO SER CRIATIVO
Não seja “inocente” em pensar que: se o produto/serviço é bom, e tem faturamento, não é necessário inovar.
A inovação é extremamente importante para a escabilidade do negócio. O viés de perseguição constante à inovação, vide a velocidade do mercado e a movimentação da concorrência.
INVISTA EM TECNOLOGIA
Seja na experiência do cliente, seja na gestão do negócio. Sistemas de pedidos, autoatendimento, entre outras, são métodos eficazes para aumentar a experiência do cliente. Para controle do negócio também é extremamente importante a tecnologia. Usar disto para mapear todas as cadeias do negócio, em todos aspectos.
PROCESSOS SIMPLES E COMUNICAÇÃO CLARA
Alcançando a escabilidade do negócio, e se o plano for a abertura de unidades, é muito importante que os processos sejam simples, eficazes, que a comunicação seja clara, objetiva. Tudo deve estar previsto e definido. Regras são importantes e a conduta dos colaboradores aumenta a experiência do consumidor/cliente.
Por fim, e não menos importante, reflexões resumidas acerca do escalonamento do negócio:
Cautela na observação das razões que levam à expansão da empresa;
Estratégia futura bem elaborada;
Defina o caminho a seguir: crescimento orgânico, franqueamento ou M&A (fusão e/ou aquisição);
Modelo de negócio replicável, simples de colocar em prática e ser diferente.
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