As empresas são enigmas que precisam ser desvendado
Desvenda e leve seu negócio para o próximo nível!
Muitas perguntas estão sem respostas dentro das empresas. Esse é o fato gerador de muitos problemas! De comunicação, de produtividade, de relacionamentos. Só que existe um problema ainda maior do que esse.
A incapacidade de fazê-las no ambiente empresarial. Em algumas organizações é proibido o questionamento. As ordens chegam de cima e colaboradores são obrigados coercitivamente a fazerem conforme as ordens superiores.
Ou seja, trabalhadores fadados a serem improdutivos, desmotivados, frustrados e ainda assim, cobrados por desempenhos e performances melhores diariamente. Essas atitudes repelem o progresso empresarial. Matam as chances de prosperidade, crescimento e satisfação.
Só trazem falsas sensações de segurança aos empresários e administradores, indispostos e desinteressados em reconhecer os pontos de melhoria pessoais e do negócio.
E como desvendar as empresas? Sair por aí, perguntando, questionando, sem critérios, pro rumo, trará feedbacks e geração de conhecimentos e autoconhecimentos importantes dentro das empresas? Certamente não. Apenas aumentará a confusão mental e trará o sentimento de que está tudo errado. Não precisamos disso! Precisamos encontrar respostas certeiras, esclarecedoras e que nos direcionem para a estrada da evolução e permita o salto de excelência que se almeja.
Mas como fazer para que essas informações venham à tona? Como encontrar as respostas úteis e importantes ao desenvolvimento empresarial? Siga as dicas e tome consciência.
Dica nº 1 - Faça reuniões em equipe e promova o engajamento, dando abertura aos membros da equipe para exporem e expressarem suas ideias e percepções;
Dica nº 2 - Premie colaboradores que dão boas ideias. O que são boas ideias? Ideias com possibilidades reais de implementação e geração de melhores resultados;
Dica nº 3 - Utilize ferramentas de diagnóstico empresarial, como: análise SWOT, balanced scorecard, matriz de porter, fluxo de caixa e controles financeiros e a definição da missão, visão e valores (tripé da filosofia estratégica), que contribuirá para entender qual é o norte verdadeiro do negócio;
Dica nº 4 - Promova de tempos em tempos, semanas de autorreflexão. Ou seja, qual empresa tem em seu calendário anual, ou semestral, um momento para autoanálise? Pouquíssimas. Esse exercício, trará insights valiosíssimos e possibilidades reais de ações assertivas;
Dica nº 5 – Crie programas internos de Jobs rotation e intercâmbios. Onde, colaboradores de determinada área, terão a oportunidade de trabalharem em outros setores e departamentos. Assim, por não estarem habituados aos vícios existentes, conseguirão enxergar melhorias e desvendar problemas e enigmas que ainda não foram desvendados.
Dica nº 6 – Contrate uma consultoria empresarial.
Essa sem dúvidas é uma grande estratégia para identificação, diagnóstico, conhecimento dos problemas e das potencialidades de uma empresa. Bem como, da elaboração de planos de ação coerentes e com reais possibilidades de efetivação. Consultorias são detetives das empresas e aceleradoras de resultados.
Enfim, sabemos que algo precisa ser feito e que quanto mais as perguntas ganharem espaço, mais respostas as empresas irão obter. Assim, o conhecimento será testado, atualizado e colocado à disposição para tomadas de decisão. Adote e implemente as dicas citadas acima e faça a mensuração dos novos resultados.
Caso tenha dúvidas sobre o assunto, ou queira aprofundar um pouco mais, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças significativas por onde passamos.
Contato: (35) 3413-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com / rpmconsultoriaempresarial.com.br
Grande abraço caro(a) leitor e amigo(a).
Raul Pimenta
CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial
“Resultados positivos em movimento.”