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Gestão

Danos da comunicação agressiva nas empresas

Artigo publicado em 25/08/21 por: Romário Lacerda
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Pessoas que se comunicam de forma violenta buscam resolver as questões do dia a dia através da intimidação, humilhação, intolerância e frieza. E por mais que elas tenham êxito na resolução dos problemas, esse tipo de comportamento causa inúmeros danos em seus relacionamentos, afastando as pessoas, destruindo laços e criando inimizades. Esse tipo de comportamento tende a trazer ainda mais perdas quando acontece dentro de uma organização, pois além dos danos nas relações humanas traz consigo prejuízos financeiros. A seguir leia alguns exemplos de como a comunicação agressiva afeta os resultados das empresas:

  • Equipe desengajada

Quando o gestor humilha seus colaboradores ele os afasta, gerando perda do engajamento e por consequência queda da produtividade da empresa.

  • Rotatividade de funcionários

Quando criamos um ambiente caótico e desmotivador esse índice tende a aumentar muito, e a empresa sofre com os custos de rescisão e contratação de funcionários, além disso “joga no lixo” todo tempo empreendido para o treinamento e desenvolvimento dessas pessoas que estão sempre entrando e saindo da empresa.

  • Confrontos

Existe uma grande diferença entre conflitos e confrontos dentro de uma organização. Conflitos são positivos, pois as pessoas estão abertas a defender seu ponto de vista, mas sempre na intenção de preservar a continuidade das relações, já o confronto é uma tentativa de anular e diminuir o outro, e sinceramente eu não vejo nenhum benefício nisso.

  • Ações Judiciais

“Palavras são como pedras, uma vez jogadas, vão e não voltam”. As pessoas não são obrigadas a tolerar humilhações, e mesmo assim muitas vezes toleram e tentam resolver de forma amigável ou simplesmente se desligam da empresa, porém algumas buscam seus direitos na justiça, e nesses casos geram bastante dor de cabeça para os gestores da empresa, além de todos os prejuízos financeiros.

Como podemos ver a comunicação é um fator crucial dentro das organizações, por isso não deve ser feita de qualquer maneira, não podemos deixar a emoção tomar conta, precisamos ficar atentos às palavras, tom de voz e a comunicação não verbal. Se você é uma pessoa que tem dificuldades na comunicação e acaba “estourando” com frequência, sugiro que leia o livro Comunicação Não Violenta do autor Marshall Rosenberg; nele o autor traz 4 passos para você se comunicar de uma maneira mais assertiva.

Resumindo, as relações interpessoais dentro das organizações precisam ser tratadas de forma profissional, o gestor deve saber dar feedbacks transparentes e ao mesmo tempo não humilhar os colaboradores, encontrar esse meio termo é extremamente difícil para muitas pessoas, mas acredite não é impossível.

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