FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Gestão

Conheça os 5s: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke

Artigo publicado em 26/09/19 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Constantemente as organizações têm buscado meios de se tornarem eficazes naquilo que fazem, e buscam cada vez mais por métodos que as auxiliem a alcançarem este objetivo.

O mundo é competitivo, e isto está claro aos olhos de todos! Como disse certa vez Nicolau Maquiavel: “Competição: se seu melhor cavalo quebrar a perna abandone-o. Se seu melhor amigo o trair esqueça.”  

Trazendo esta alusão para o mundo empresarial, aconselho-lhe que se um método ou uma gestão não está gerando resultados positivos então abandone-o, esqueça-o, rompa as barreiras e vença seus desafios, cresça, desenvolva e vença!

Um método que tem se disseminado entre os gestores é o do 5s; é de uma estratégia simples e agregará em inúmeras vantagens ao âmbito empresarial. Fundamentado em cinco palavras japonesas: Seiri, Seiton, Seiso, Seiketsu e Shitsuke, que vertidas no nosso português correspondem aos sensos:

  • Senso de utilização;
  • Senso de organização;
  • Senso de limpeza;
  • Senso de saúde e;
  • Senso de disciplina.


O Senso de Utilização (Seiri), orienta a utilizar o maquinário, equipamentos, e qualquer outro instrumento com bom senso e harmonia, descartando tudo que for supérfluo para a promoção das atividades. Os resultados são revelados instantaneamente, gera um ganho do espaço físico, otimiza o deslocamento dentro do setor e a realização de manutenção, ocasionando ainda em uma facilidade para realização da assepsia do ambiente, sem contar com a redução de custos que se sucede à redução do uso dos materiais.

Imagine a cena: uma sala de urgência/emergência, onde o paciente chega, é atendido e direcionado para o setor que lhe prestará os cuidados, ou onde fará os exames, seria coerente manter uma gigantesca máquina de tomografia no meio do setor? Acredito que não, pois este exame é solicitado em alguns casos e demanda de um cuidado diferenciado para ser utilizado, então quando for exigido é mais fácil encaminhar o paciente ao setor onde faz o exame do que manter uma enorme máquina no cantinho da sala esperando pelo dia em que será usada. Isto é o senso de utilização.

O Senso de Organização (Seiton), compreende a forma como estão dispostos os materiais necessários para a desenvoltura de determinada atividade, que devem estar dispostos próximos a quem os utiliza. Lança mão de etiquetas, abas coloridas, etc, mas é importante seguir um padrão. Com este senso geramos a economia de tempo e facilitamos ao usuário a rápida localização da ferramenta necessária. Um exemplo no ambiente hospitalar são os carrinhos de urgência/emergência, utilizados para reanimação. Neles estão dispostos os materiais utilizados no atendimento ao paciente e cada gaveta possui um material específico, como medicamentos e tubos nas gavetas superiores, bolsa de soros nas inferiores, o que auxilia a equipe multidisciplinar a prestar um atendimento rápido.

O Senso de Limpeza (Seiso), cuida da limpeza do ambiente, visa a exclusão de resíduos, impurezas e objetos inúteis àquele espaço físico. Este senso estende ao relacionamento interpessoal, buscando tornar ou manter um ambiente de trabalho onde o respeito, lealdade, generosidade fazem parte. Este senso acarreta em um local de trabalho lisonjeiro, reduz a possibilidade de acidentes, gera uma maior e melhor conservação dos materiais, sem contar na melhora do relacionamento entre a equipe. Imagine-se numa sala de coleta de sangue para exames, você chegando e observando o chão, ou até mesmo a cadeira com respingos de sangue. Você sentiria confiança naquele ambiente? Não correria imediatamente em seus pensamentos o medo de se contaminar com material biológico?

O Senso de Saúde (Seiketsu) é voltado para a padronização da utilização de cores, iluminação, etc, visa ainda diminuir os riscos ergonômicos, não deixando de atentar-se à higiene dos ambientes (escritórios, banheiros, copas). Percebeu que este senso é um detetive dos três sensos anteriores? Aqui compreendemos que encontrar alguma ferramenta está mais fácil, pois ela está acessível, melhoramos a harmonia física e mental, bem como a segurança e o asseio do local.

Quando vamos ao pronto socorro, por exemplo, percebemos algumas faixas coloridas no chão, todas com cores diferentes, e ao seguirmos cada uma iremos a determinado setor ou ala, não é verdade? Agora imagine que as três fossem da mesma cor, em alguma curvatura nas paredes daquele hospital você se perderia e não chegaria a seu destino.

Quando vamos ao pronto socorro, por exemplo, percebemos algumas faixas coloridas no chão, todas com cores diferentes, e ao seguirmos cada uma iremos a determinado setor ou ala, não é verdade? Agora imagine que as três fossem da mesma cor, em alguma curvatura nas paredes daquele hospital você se perderia e não chegaria a seu destino.

Os 5s atuam como um processo de melhoria, que deve ser desenvolvido de forma continua, agregando valor, mudança na cultura organizacional, o que vai gerar um ganho competitivo ao mercado, que lhe renderá frutos a curto, médio e longo prazo.

Agradecemos pelo seu tempo!

Nos da RPM Consultoria Empresarial esperamos que esse texto tenha esclarecido as suas dúvidas e angustias.

Um forte abraço.

Contatos: (35) 3413-7000 / (35) 9.9968-7000 rpmconsultoriaempresarial@gmail.com