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Gestão

Competências de um Administrador

Artigo publicado em 13/04/18 por: Raul Pimenta
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A função administrativa é, sem dúvidas, uma das mais difíceis e desafiadoras de todas. São muitas áreas envolvidas, o que demanda por parte do profissional conhecimento vasto, e preparo constante.

Só que na maioria dos casos os profissionais responsáveis por fazerem a administração acontecer e frutificar, não possuem competências essenciais para o bom exercício da função, e assim, acabam por criarem mais problemas e piorarem os resultados nas organizações pelo mundo a fora.

“Um bom gestor é aquele que resolve problemas e não cria-os.”
Para que isso aconteça, é necessário, crucial e imprescindível o autoconhecimento, acesso à leitura (leitura boa), administrar seu tempo, não deixar para depois (acompanhamento contínuo), visão sistêmica e muita humildade.

- Percebemos nas organizações que passamos, uma insuficiência crônica: a incapacidade de planejar o dia de trabalho, seguir uma agenda pré-estabelecida e padrão, dando prioridade às ações que são realmente importantes, ações que geram resultados consideráveis. Essa dificuldade faz com que gestores se percam nas urgências do dia-a-dia, e limitem todo o seu potencial de mudança e otimização empresarial.

- Outro problema recorrente: egos inflados. Gestores que sentem a necessidade de se afirmarem às custas dos outros. Por não se conhecerem profundamente, não conseguem visualizar o que precisa ser melhorado, vivem dando justificativas, distorcendo a realidade, arranjando culpados. O pior, é que os culpados são membros de sua equipe. Esse gestor é o que chamo de gestor suicida. Mata sua equipe, e acaba se matando.

- Observamos que as providências são costumeiramente postergadas, portanto: Evite deixar para depois (acompanhamento contínuo). Os gestores problemas preferem deixar a decisão de uma contrariedade para depois.
Estão sempre perdidos em suas urgências e circunstâncias improdutivas, em seus egos absolutos, cheios da verdade, e acabam se traindo, deixando de agir e intervir aos problemas que surgem, tornando-os maiores, e em alguns casos, crônicos, e irreversíveis. Quando sigo uma agenda, um mapa de trabalho, com visão sistêmica do negócio, consigo encontrar zonas de risco dentro da própria empresa, e gerar ações para minimizar ou corrigir o que não vem sendo feito corretamente, ou o que pode ser feito de maneira mais sensível e bem feita.

- Estudo e visão sistêmica: Gestores de alta performance são aqueles que, por mais prática e experiência que possuem, mantêm-se abertos ao novo, ao complemento, à melhoria continua (kaizen). Estão sempre lendo, fazendo cursos, aumentando sua rede de contatos (networking), engajados em projetos sociais. Essa busca proporciona uma visão mais abrangente, o que é muito importante quando estamos diante de um obstáculo. Gestor que resolve e não cria problema, precisa exercitar a visão além muros. Ou seja, ser capaz de enxergar o que está além da situação conflitante. E isso, só é possível quando se prepara, se desafia, e se permite ser melhor.

Para que todos os princípios e pontos acima citados possam acontecer, se transformem em bons hábitos, a principal característica a ser exercitada é A HUMILDADE. Quem não é humilde, não se prepara. Quem não é humilde, não se organiza, quem não é humilde não se conhece, e o pior, quem não é humilde, não é capaz de enxergar além de suas próprias necessidades.

Despeço de vocês com uma frase de Alessandra Freitas: “Chega de adiar o sonho. A procrastinação acaba sendo sempre nosso maior adversário, o êxito de amanhã está no melhor desempenho de hoje.”

Esteja aberto, online, e atento! Absorva o trabalho de sua equipe, e saiba onde você pode e deve atuar. E atue!!!!