FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Gestão

Como ser mais produtivo no trabalho?

Artigo publicado em 23/04/19 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Veja dicas valiosas e ganhe mais tempo!

Temos a crença equivocada de que o tempo vem passando mais rápido e o dia ficando curto perante tantos compromissos, tarefas, atividades. Isso não é verdade! 

O mesmo tempo que nossos pais, avós, bisavós tinham disponível, nós temos. 

Detemos mais impulsos, avalanche de informações, muitos fatores ‘distratores’, ladrões do tempo, borboletas mentais, inputs advindos de todos os lados, enxurradas de impedimentos à execução.

Sabemos que o bem mais precioso que possuímos e que se vai aos poucos entre os dedos é o tempo. Concedido gratuitamente, mas com alto valor.

Com a tecnologia, surgiram muitos aplicativos, teorias, grupos, correntes e cursos de autogestão visando aumentar nossa capacidade de gerenciamento das demandas e dar suporte nas diversas tomadas de decisões. Mas sinceramente? Não sei se estão contribuindo como poderiam com a sociedade.

Estamos cada vez mais ansiosos, preocupados, estressados, doentes! Saturados de informação e perdidos na condução de nossas vidas. Como isso é possível?
Temos olhado as opções do lado de fora, mas as mudanças significativas e duráveis são dadas e construídas do lado de dentro. Assim, são legítimas, perenes, sólidas e produzem resultados esperados e desejados verdadeiramente.
Para melhor entender como produzimos e aprender a utilizar melhor nossos momentos, separando-os adequadamente e equitativamente, apresentamos dicas valiosas que, se bem aproveitadas, trarão consequências positivas. São elas:

- Tenha um propósito nobre;
Você não vai mudar seu padrão de comportamentos porque sabe que é importante. Quantas ações são importantes e você não faz? Vivemos no automático e agindo sobre o irrelevante. Entender qual é seu propósito, sua proposta de vida, certamente trará um senso de aproveitamento dos segundos, minutos, horas e dias. Pois, um dia sem viver sua missão e fazer o que acredita, não faz sentido algum. Saber o porquê vivemos além de trazer doses de significado, são injeções de ânimo, consciência, disciplina e motivação. Reconheça internamente o legado que quer deixar para as gerações que sucederão. Esse exercício irá contribuir e muito, aumentando a produtividade, a transparência e eficiência.

- Cuide de sua saúde;
Alimentar corretamente, hidratar-se frequentemente, praticar atividades físicas, criar pontos de parada e revitalização, dormir boas noites de sono, alimentar a alma, a mente e o coração, sem dúvidas trarão mais energia. Todo gás poderá ser revertido em atenção, ação, atitudes, diligência. Quanto mais saudáveis somos, mais entregas somos capazes de fazer.

- Tenha clareza de horários e divisão das áreas da vida;
Nunca iremos vencer o trabalho. Quanto mais trabalhamos, mais trabalho teremos, mais aparece. Portanto, a definição de horários, prazos e escalas de trabalho são fundamentais. Após períodos de trabalho extensos, nosso poder de racionalizar, compreender, criar, reduz consideravelmente. Por esse e outros motivos, a definição e cumprimento das jornadas trazem maior produtividade. E mais uma informação útil e relevante: passeios em família, momentos de contemplação e oração, instantes de paquera e afeto, aumentam potencialmente nosso poder produtivo. Trabalhar muito não é sinônimo de produzir muito. Pense nisso!

- Tire informações da cabeça;
Faça um download com seu cérebro agora. É isso mesmo! 
Nosso cérebro foi feito para pensar, elaborar estratégias, otimizar processos, alavancar negócios e projetos e não para guardar informações, recados, compromissos. Isso é subvalorizar a capacidade de uma máquina tão poderosa, completa e evoluída.
Faça check lists do que deve fazer no dia seguinte, ordenando das ações mais difíceis e/ou demoradas, para as mais fáceis e/ou rápidas, diminuindo suas chances de procrastinar e baixa produtividade. Ao fazer as atividades mais complexas liberamos substâncias químicas como a endorfina, trazendo um estado de bem estar e confiança, aumentando o estado de flow produtivo, entrando em frequência produtiva. Essa priorização inteligente faz de você uma máquina de resultados.

- Faça relatórios dos dias trabalhados;
Essa ação deve ser feita ao término do dia de trabalho e difere da listagem das ações do dia seguinte. No relatório é importante descrever as atividades executadas, os principais desafios do dia, as ideias de melhoria, etc. Esse auto feedback possibilita enxergarmos quais são as horas que mais produzimos, como observar quais empecilhos da produtividade são encontrados e que passam despercebidos, ações de melhoria que se implementadas, eliminarão tempos ociosos e improdutivos. É um poderoso alinhamento!

- Tenha rituais;
Rituais eliminam a necessidade de tomada de decisão. Decisões demoram e exigem muito de nós. Portanto, quanto menos tivermos que decidir (em tarefas pequenas e com pouca significância) maiores serão nossas ações e resultados durante o dia. Quantas vezes já chegou ao final de um dia estafante, com dezenas de decisões e pilhas de materiais e trabalhos à fazer? E mais, durante o dia de trabalho, nossa capacidade de decidir vai se esvaindo, pois o cérebro vai cansando. Assim, tornamos o trabalho mais moroso e desgastante. Rituais se tornam hábitos. Hábitos se tornam comportamentos. E comportamentos positivos geram boas recompensas.

- Utilize a técnica de Pomodoro
Essa famosa e eficiente técnica consiste em fazer pausas pequenas após 25 minutos de trabalho corridos e sem interrupções. Funciona assim: Trabalhe 25 minutos em hiperfoco (desative as notificações de whatsapp, e-mails, facebook e instagram – se possível coloque o aparelho de celular no silencioso). Após 25 minutos, pare por 02. Nesses 02 minutos, busque relaxar, restaurar a mente, oxigenar o cérebro. Alongar, meditar, pular cordas, abdominais são opções bem interessantes para relaxar e retomar ao trabalho com foco e força total. 
Após quatro sprints, faça um intervalo maior (de 10 minutos). Assim, protegemos o cérebro da fadiga e conseguimos desenvolver com mais precisão o trabalho e alcançar níveis de performance melhores.

- Evite reuniões desnecessárias e tenha comunicação assertiva
Fazer reuniões para marcar reuniões, esse é o cenário de muitas organizações que conhecemos e talvez seja o contexto que envolve a sua. Para sair dessa armadilha defina pautas concisas, faça reuniões em pé, siga o roteiro e intervenha em assuntos corriqueiros. Pratique também a comunicação assertiva. Pare de fazer discursos prolongados, chatos e que só você ouve. Falar objetivamente, sem omitir informações essenciais, direcionando para prática e ação, são formas e maneiras de proferir comunicações assertivas, ágeis e dinâmicas. 
Acreditamos que com a prática do autoconhecimento, as dicas fáceis e práticas e seu empenho pessoal, sua vida profissional será mais satisfatória, tranquila e significativa. 

Caso ainda tenha dúvidas no assunto, entre em contato com a gente ou deixe seu comentário abaixo. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças na vidadas pessoas e das empresas. 
Grande abraço caro(a) leitor(a) e amigo(a). 
Raul Pimenta / CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial, atua também como consultor sistêmico de negócios.
Contatos: 
(35) 3413-7000 / (35) 99968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com