FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Gestão

Como Melhorar a Comunicação

Artigo publicado em 24/06/20 por: Romário Lacerda
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Como Melhorar a Comunicação

Quando falamos de uma boa comunicação logo pensamos em um palestrante no palco emitindo uma bela mensagem para centenas de pessoas, porém, não é sobre palestras que vamos falar hoje. Vamos falar sobre a comunicação comum do dia a dia quando atendemos um telefone, pedimos ou damos um feedback, passamos uma tarefa para alguém fazer e etc.. Um processo de comunicação acontece no momento em que um emissor emite uma mensagem ao receptor, este receptor irá decodificar a mensagem e então produzir um feedback. Sabendo disso, seguem abaixo algumas dicas para ajudar-lhe a melhorar sua comunicação.

Evite ser genérico na comunicação. Não podemos dar margem para as pessoas interpretar do jeito delas, precisamos ser claros e específicos no que transmitimos de forma que uma criança de 6 anos consiga compreender.

Imagine que você peça para uma pessoa ir até o supermercado comprar uma caixa de bombom para você, e ela compre uma da marca Garoto, porém você gosta mais dos bombons da Lacta e por isso não fica tão satisfeito. Neste simples exemplo percebemos um grande erro na comunicação, pois por mais que você adore bombons Lacta em nenhum momento antes da compra você citou isso. Então, lembre-se de ser específico sempre.

Valide a informação. Além de ser específico precisamos nos certificar que nosso interlocutor entendeu de fato a mensagem que transmitimos; para isso devemos pedir para que ele nos diga o que entendeu do que dissemos.

Pense em uma situação comum do cotidiano, por exemplo, uma conversa por telefone onde a pessoa do outro lado da linha te pede para anotar um número de celular e logo após anotar você repete o número que ela disse para se certificar que anotou corretamente, isso é validar. A validação pode ser feita tanto por iniciativa do ouvinte ou por pedido do comunicador.

Comunicação também é ouvir. Na vida aprendemos a ler, escrever e falar, mas ninguém nos ensina a ouvir. Muitas pessoas ficam esperando as outras terminarem de falar para logo em seguida elas começarem sem mesmo entender o que a outra pessoa disse. Quando falo em ouvir quero dizer ouvir empaticamente, se colocar no lugar do outro e entender de fato o que ele quis dizer.

Acredito que já aconteceu com você, uma situação na qual fala para uma pessoa algo e ela logo quando você para de falar já vem dar umas dicas que funcionou para ela, mas não necessariamente vai funcionar para você. Isso acontece porque ela não teve empatia, não se colocou no seu lugar, simplesmente escutou e saiu falando a primeira coisa que veio à cabeça.

Na comunicação sempre se preocupe se o interlocutor entendeu a mensagem e quando tiver ouvindo seja empático, esse é o segredo para melhorar a comunicação.

Esse post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre

nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook: http://fb.com/RpmConsultoria

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus

clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos

cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 9 9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com /

rpmconsultoriaempresarial.com.br