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Gestão

Atendimento de Qualidade: por que preciso ficar atento e dicas de como melhorar

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Atualmente vemos muitas pessoas falando sobre investir em um bom atendimento. Existem cursos e treinamentos para atender bem ao seu cliente, mas, por que precisamos dedicar tempo, que é tão valioso em um simples atendimento!??

Antes da explosão das redes sociais, os consumidores não tinham tanto acesso à informação, em um curto período de tempo. Com o passar do tempo veio a “explosão” da informação e esse quadro foi se modificando, cada vez mais rápido. Graças à possibilidade do acesso à informação, cada vez mais os clientes cobram excelência na qualidade de atendimento. Ou seja, os clientes agora podem ter mais detalhes, devido às ferramentas digitais, como a internet.

Afinal, por que ele se sujeitaria a ir até você e ser mal atendido!??? Não é lógico, já que ele pode, através da internet, comprar em qualquer lugar, com um atendimento de qualidade e independente da distância. Por isso é muito importante você investir em um atendimento de qualidade e melhorar cada vez mais a experiência do usuário.

A rapidez da era digital traz o consumidor ao imediatismo. Ele quer tudo “pra ontem” como também com um nível de competência altíssimo, e é no atendimento que conseguimos controlar a expectativa que ele tem no nosso serviço e/ou produto. Sem um atendimento de qualidade é impossível equilibrar entre uma expectativa altíssima e a falta dela, e isso pode ocasionar na preferência do seu concorrente.

O bom atendimento vai além da educação, afinal, tratar bem um usuário não é um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer empresa de sucesso, e é um dos fatores responsáveis por garantir a satisfação assim como a fidelização do seu cliente. Além disso, um bom atendimento oferece base para criar um bom relacionamento e, através do mesmo, efetuar uma venda.

Eu já compreendi o quão importante é investir num bom atendimento, mas como sei se estou oferecendo um atendimento de qualidade!??

Essa é uma dúvida realmente significativa, por isso, separei algumas dicas que você pode ter como base de um bom atendimento.

• Respeito: é comum, no decorrer do nosso desenvolvimento, adquirirmos conceitos pré-estabelecidos, mas, sempre que estivermos atendendo alguém, é preciso evitar esses conceitos e tratar a todos com respeito.

• Simpatia: nada melhor que um sorriso para contagiar outra pessoa. Uma pessoa simpática consegue desabar objeções antes mesmo de serem feitas, por isso, seja agradável, cumprimente, pergunte e se possível chame-a pelo nome.

• Atendimento imediato: como eu disse antes, estamos vivendo em uma geração que quer tudo “pra ontem”, então não deixe o seu cliente esperando, seja o mais rápido possível.

• Atenção: o consumidor quer se sentir especial; em razão disso, se possível, pare tudo o que estiver fazendo para atendê-lo, dedique tempo para ouvi-lo e resolver seu problema.

• Rapidez: hoje, tempo é dinheiro, por isso seja rápido, mas cuidado para não exagerar e passar a impressão de querer se livrar dele.

• Não dê ordens: ninguém gosta de ser mandado, pois passa a sensação de inferioridade.

• Não use termos técnicos: é muito importante que você tenha conhecimentos técnicos para ter argumentos, mas é preciso tomar cuidado em usá-los pois podem ocasionar a incompreensão e até o constrangimento do consumidor.

• Atenção às reclamações: normalmente o seu cliente vai até você porque tem alguma dor ou desejo que precisa ser solucionado, por isso, pode acontecer de ele “está machucado” com alguma experiência passada. Preste atenção às suas reclamações e dê o seu melhor para ajudá-lo.

Essas foram algumas dicas para que você possa oferecer o melhor atendimento ao seu cliente. Todas elas são, direta ou indiretamente, ligadas à empatia. Quando compreendemos o nosso cliente e nos imaginamos no lugar dele, conseguimos atendê-lo de forma espetacular e, assim, satisfazê-lo.

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