FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Gestão

A forma correta de integrar um novo colaborador na empresa!

Artigo publicado em 08/12/21 por: André Higino
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

O mundo está cada vez mais dinâmico, os dias parecem estar cada vez mais corridos, as agendas parecem estar cada vez mais cheias e por isso é comum que muitos detalhes sejam descartados.

Quando falamos de empresas, estamos falando de um organismo vivo, que está em constante mudanças e adaptações. Uma dessas mudanças é a contratação e integração de um novo membro para a equipe.

Geralmente os novos colaboradores são contratados para executar tarefas que a equipe atual não está conseguindo exercer, seja pelo aumento da demanda de trabalho ou pelo desligamento de um membro do time, mas uma coisa é fato: a empresa não pode parar sua operação para simplesmente integrar um novo colaborador.

Então, o que as empresas podem fazer para acelerar o processo de integração do novo colaborador e garantir uma maior produtividade da sua parte?

A empresa precisa se planejar e organizar para receber o novo membro!

Você já foi em algum evento muito importante, chegou no horário correto, mas teve que ficar esperando um bom tempo pois os organizadores não haviam preparado o evento? Qual o seu sentimento em relação a isso?

Com certeza você teve uma péssima impressão desses organizadores.

Pois é bem assim que muitos colaboradores se sentem quando chegam no primeiro dia de trabalho e são deixados de lado, sendo mandados de um canto para o outro, muitas vezes sem saberem qual será sua função, quem serão seus gestores e se sentindo como se estivessem incomodando toda a equipe.

Quando isso acontece, o colaborador tende a se sentir pressionado, pois pensa que precisa aprender tudo o mais rápido possível, tenta tirar proveito de cada situação, muitas vezes acaba focando na coisa errada (por não ser instruído sobre o que é realmente importante para sua função) e isso atrasa totalmente o seu desenvolvimento na empresa.

Por isso é importante que a empresa (os gestores e colaboradores) se preparem para receber o novo integrante, tendo já desde o início um manual de boas-vindas, um planejamento de como será os seus primeiros dias de trabalho, quem ficará responsável por acompanhá-lo e instruí-lo nessa nova caminhada.

Depois de entender a necessidade de preparação prévia, a empresa precisa desenvolver seu Manual de Integração: um documento onde mostra as informações mais importantes da empresa e das funções dos novos colaboradores, que será usado como uma bússola para guiar todos que entrarem para o time.

É interessante que no Manual de Integração contenha:

  • A história da empresa (para que o membro entenda o como a empresa chegou até aqui e qual sua visão de futuro);
  • As regras de condutas e normas internas do negócio (para evitar maus comportamentos e conscientizar sobre o porquê de cada norma e regras);
  • A estrutura organizacional (quem será o seu supervisor, gerente ou gestor direto, a quem o membro poderá procurar quando precisar de alguma coisa, como estão definidos os cargos, quem são os colaboradores do time, etc);
  • A Missão, Visão e Valores do negócio (qual é a essência da empresa, o que é inegociável, as decisões da empresa são tomadas com base em qual filosofia, como é a cultura da organização, etc.);
  • Sua Descrição de Cargo (o que será sua responsabilidade, qual será seu posto de trabalho, quais suas ferramentas de trabalho, quais habilidades serão exigidas para execução desse cargo, etc.)
  • E vários outros documentos que inclua o colaborador no andamento da empresa, como Políticas Comerciais, Quadro de Remuneração, Plano de Carreira, acesso aos Procedimentos Padrões, entendimento dos Programas ofertados pela empresa, e outros.


Com a ajuda dessa ferramenta, a empresa consegue ter uma maior efetividade na integração de seus novos membros e com isso garante que sua operação não vire um caos e ainda aumenta consideravelmente a chance desse colaborador passar no período de experiência e somar forças com a equipe.

Lembre-se: no período de experiência do colaborador, a empresa tem mais responsabilidade que ele mesmo para fazer dar certo! Por isso, tenha o Manual de Integração em mãos e acelere a produtividade do seu time!

Você já tinha ouvido falar dessa ferramenta? Já aplicou ela no seu negócio?

Nós da RPM Consultoria Empresarial podemos ajudar sua empresa com uma metodologia exclusiva onde abordamos sete áreas da gestão, incluindo Gestão de Pessoas onde aplicamos essa ferramenta em mais de 200 empresas e sempre obtivemos êxito!

Para saber mais, entre em contato com a gente!

Este post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook:http://fb.com/RpmConsultoria

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 99965-7600 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com

/ rpmconsultoriaempresarial.com.br