Quero começar o artigo de hoje com algumas perguntas como de praxe: Há quantos anos você está atuando em seu mercado? O quanto a sua experiência têm contribuído para o sucesso do seu negócio? Você acredita que sua presença nas decisões estratégicas da empresa possuem um valor tão grande quanto qualquer outro trabalho? Caso você respondeu negativamente as duas últimas interrogações, conhece alguém que considera assim?O tema de hoje, é fundamentado no âmbito das start-ups, e muito bem discorrido por João Kepler em “Smart Money – A arte de atrair investidores e dinheiro inteligente para o seu negócio”. E afinal, o que significa este termo que estamos debatendo?
Smart Money, do inglês Dinheiro Inteligente, é o capital humano, proveniente da expertise de algum investidor que tenha experiência no ramo da empresa em questão. Em outras palavras, é o valor que se tem, em desfrutar dos conselhos de quem entende do assunto. E a partir disto, trabalhar as possibilidades de expansão do negócio, novos investimentos e até remodelar os processos internos da organização.
Em alguns casos é comum, o investidor provido de smart Money, possuir equity (partes no quadro societário) somente por seus conhecimentos e experiência, sem ao menos aplicar capital financeiro na instituição. Isso se dá pelo valor gerado ao negócio ao contar com as dicas valiosas de alguém que já obteve sucesso e tem know-how suficiente para alavancar outros negócios. Obviamente, não é tão simples assim adquirir tanto conhecimento e se tornar um profissional altamente desejado, com um elevado índice de empregabilidade. São anos de experiência, muitos erros e tropeços pela jornada, até que se molde a personalidade de um investidor “Smart Money”.
Entretanto, fazendo coro à João Kepler, por mais que este investidor seja uma figura de muito desejo por muitas empresas, não é ele quem deve escolher em qual organização investir. E sim, deve partir da organização e do seu modelo de negócio, a captura de profissionais altamente experientes e qualificados. “É o empreendedor quem deve escolher seu investidor, e não somente o contrário” – Kepler.
E por isso, deixo algumas perguntas como reflexão para você, empresário e empreendedor que está buscando sempre o melhor para a sua empresa:
• O que a sua empresa tem feito para gerar valor, e despertar o interesse de outros investidores?
• Qual o diferencial competitivo do seu negócio, que chama a atenção do seu cliente externo, e faz da sua empresa, única em seu segmento?
• Qual o tempo, você tem destinado, diariamente para garantir melhorias para o seu negócio? E para você próprio: Quanto você tem investido no seu conhecimento, para que cada vez mais, possa agregar às necessidades da sua empresa?
• Você já se imaginou no topo do seu ramo de atividade? O quanto falta para você chegar lá?
• Imagine-se neste patamar (da questão anterior). Como você estaria quando estivesse lá? E uma semana antes, o que teria feito para chegar. E um mês antes? – Faça este exercício de realização de sonhos, para traçar as metas e tarefas para se tornar o melhor profissional e ter a melhor empresa do seu segmento.
Eu te desejo uma carreira com muito sucesso empresarial. Que você tenha sempre motivação para realizar seus sonhos e alcançar seus objetivos. A RPM Consultoria Empresarial, é especialista na transformação das pessoas, pois acreditamos que as empresas são movidas e realizadas por meio delas. Conte sempre conosco. Estamos à sua disposição!
Eu sou Pedro Franklin, Consultor Sistêmico de Negócios da RPM Consultoria Empresarial.