Você já ouviu alguém comentar sobre KPIs? Já viu alguma empresa utilizar esta ferramenta dentro do seu modelo de gestão? Ou até mesmo, viu esse termo ser citado em outros lugares? Vamos entender um pouco mais sobre essa ferramenta importantíssima para os negócios.
Inicialmente, precisamos compreender que, a sigla KPI (lê-se: “quêipiai”) vem do inglês Key Performance Indicator, que diz respeito aos indicadores-chave do desempenho de uma organização. Através destes números, os empresários, diretores, líderes e gestores, têm subsídio para a tomada de decisão, seja para dar passos adiante, ou então recuar em suas estratégias.
Existem várias maneiras para se trabalhar com os KPIs, entretanto, alguns parâmetros devem ser definidos para a boa e correta utilização da ferramenta. A primeira delas, é possuir processos bem delimitados, a fim de contribuírem para o registro fiel e seguro dos dados que serão eventualmente utilizados para a análise dos indicadores. Em seguida, é necessário identificar quais serão as áreas exploradas a partir dos dados que foram anotados.
Exemplificando, podemos pegar o primeiro indicador, muito utilizado para análise dos resultados financeiros de uma empresa: A Lucratividade. Através deste índice, os números apresentam a capacidade que a empresa tem de se manter viva e competitiva frente aos concorrentes e ao mercado, como um todo. Com o cálculo da lucratividade, podemos perceber se as receitas estão satisfatórias, e até mesmo se os custos estão elevados. Para obter este índice, basta dividir o Lucro Líquido pela Receita Bruta. É claro que, ao final, o resultado deverá ser convertido para um número percentual, sendo multiplicado por 100.
Além disso, diversos outros índices podem ser mensurados a partir dos dados que forem guardados, gerando assim informações úteis para o bom funcionamento da empresa. Por exemplo: Ponto de Equilíbrio (ou Break-even), Índice de Liquidez ou de Endividamento, Rentabilidade, Geração de Caixa e até mesmo Prazo Médio de Recebimento (PMR).
Enfim, é necessário saber também que KPIs podem ser aplicados às diversas áreas, como o Marketing, a Produção, às Vendas e até mesmo aos Recursos Humanos. Tudo é uma questão de estudo!
Nós, da RPM Consultoria Empresarial, desejamos a você ótimos resultados em seu trabalho e empresa. Que os indicadores financeiros o ajudem a alcançar níveis elevados de sucesso e excelência.