“Todos sabemos o que precisamos fazer. Nós só não fazemos.” Raul Pimenta
Cerca de 80%dos Brasileiros não controlam suas finanças, revela pesquisa da CNDL sobre educação financeira pessoal. Por que enfrentamos tantas dificuldades quando o assunto é dinheiro?
Não temos apenas uma resposta para essa pergunta! Existem diversos fatores que prejudicam consideravelmente nossa saúde financeira. Os principais são:
Herança cultural,ausência de planejamento financeiro, sistema educacional precário, costume imediatista, propensão a decisões emocionais, etc.
Nosso país enfrenta e enfrentou crises homéricas durante toda sua história. Potencializando as dificuldades dos brasileiros em gerenciar efetivamente seus recursos financeiros.Somos povos acostumados a instabilidade financeira/econômica. Temos uma capacidade camaleônica de adaptarmos a cenários difíceis, que nos diferenciam dos demais.
Possuímos o terrível hábito de consumir todos os recursos que temos sem planejamento financeiro, talvez por recearmos que nosso capital possa ser confiscado, ou porque temos uma cultura “imediatista”, que visa o prazer rápido e a qualquer custo, ou porque não fomos educados corretamente pelos educadores que tivemos. Ou até mesmo, pelo sangue latino, quente, impulsivo e vulnerável as paixões. As causas são as mais variadas possíveis, mas os efeitos devastadores são os mesmos!
Trabalhamos, estudamos, submetemo-nos aos desafios, provações, desgastes, e nada temos! São poucas reservas, investimentos escassos e a grande maioria afundada em dívidas.
Não sabemos a diferença básica entre consumo e consumismo. Entra ano e sai ano e nossa vida financeira continua em colapso, respirando por aparelhos e a espera de um milagre.
Sabendo e sendo solidário as dificuldades enfrentadas, listamos 22 dicas matadoras para quem está com o saldo negativo, ou com dificuldades de poupar e investir. Preste bem atenção, são elas:
- Anote durante um mês todo e qualquer gasto realizado por você imediatamente após sua realização (Fluxo de caixa);
- Reveja com bastante atenção as suas despesas, pois assim fica mais fácil saber o que precisa e pode ser cortado;
- Se possível, tente aumentar sua(s) renda(s) de alguma forma;
- Estabeleça um limite de gastos para as suas despesas fixas. Estas não devem ultrapassar mais de 30% da sua renda mensal líquida;
- Pesquise preços antes de comprar;
- Saia de casa sem cartão de crédito e com pouco dinheiro em espécie;
- Tente, sempre que possível, pagar à vista (peça descontos maiores nas compras à vista); Verifique se é possível reduzir as contas cancelando serviços complementares, como: planos de celular, TV por assinatura, etc.
- Evite fazer compras com pressa (tenha tempo para comparar preços), com fome, deprimido ou acompanhado de crianças;
- Cuidado com as embalagens menores e os produtos em promoção;
- Fique atento as ofertas especiais (Fazem você comprar o que não precisa e em quantidades desnecessárias);
- Faça lista de compras antes de sair de casa e seja fiel a ela;
- Se estiver fidelizado em alguma empresa, veja a possibilidade de negociar, ou fazer novos orçamentos;
- Busque antecipar as compras em datas especiais/festivas (natal, dia das mães, dia das crianças);
- Fique de olho no seu veículo. Faça revisões periódicas e ande com ele vazio, o peso aumenta o gasto de combustível.
- Venda coisas que você não usa e que não diminuem consideravelmente seu patrimônio;
- Faça compras próximo de casa, evite deslocar por descontos;
- Compre em brechós;
- Evite jantar/lanchar fora durante a semana;
- Use a técnica dos envelopes (Divida o dinheiro em vários, para cada grupo de contas);
- Adira a técnica 3/30 dias (Desejos e necessidades);
- Transforme o preço em horas trabalhadas;
- Vá o menos possível no supermercado.
Acreditamos verdadeiramente que agindo em consonância ao que foi listado acima, sua vida financeira entrará nos trilhos e todo esforço empenhado por você, trará mais recompensas. Não é o que ganhamos que nos torna bem sucedidos no campo das finanças pessoais, mas sim como gastamos nossos limitados recursos.
Raul Pimenta (Fundador e CEO).
Acompanhe esse e mais de 100 textos no BLOG/Portal da RPM Consultoria Empresarial. Somos uma empresa com mais de 05 anos de mercado e comprometemos diariamente com o desenvolvimento da região sul e sudoeste de Minas Gerais. Forte abraço