Introdução:
Ao contrário do que muitas pessoas acreditam e dizem, faturamento e lucro são coisas bem diferentes.Apesar de fazerem parte do mesmo contexto, a nomenclatura tem terminações distintas e específicas. Entender tais conceitos é um passo importantíssimo no caminho do crescimento corporativo. E é justamente isso que vamos ver neste artigo, tentando utilizar uma abordagem mais dinâmica e uma linguagem acessível, explicar o faturamento e o lucro.
Faturamento:
Segundo a definição do Google, faturamento nada mais é do que a soma de todas as vendas (tanto de produtos, quanto de serviços) que uma empresa faz dentro de um determinado período. E de fato é exatamente isso; a grosso modo, pode-se dizer que é a entrada bruta, toda venda que foi faturada naquele período sem se deduzir nada, nenhum gasto e custo operacional.
Lucro:
O lucro é todo ganho auferido durante uma operação comercial ou no exercício de uma atividade econômica. Pura e simplesmente é isso. Diante desta linha de raciocínio comparativa que estamos trilhando aqui, embasados no conceitos das ferramentas de administração, o lucro é basicamente o que sobra do faturamento, após deduzir todos os custos da operação dentro daquele exercício (período).
Porém, nem todo resultado obtido após as deduções pode vir a positivas e chamadas de lucro(melhorar este pequeno trecho), sendo um saldo negativo, se torna então prejuízo. Uma ferramenta muito utilizada para a realização de uma análise bem detalhada e específica é o DRE (Demonstrativo do Resultado do Exercício), que de fato demonstra os indicadores positivos e negativos da operação.
Conclusão:
Conclui-se que a importância em se entender muito bem esses indicadores é crucial para a organização financeira de uma empresa e como tudo isso reflete em todas as áreas da organização corporativa. O departamento comercial vai saber como direcionar melhor a venda a partir dos indicadores positivos e negativos, bem como o setor de marketing, logística e principalmente o departamento financeiro. Ficam mais assertivas as estratégias comerciais quando a comunicação interna funciona e a empresa sabe detalhar seus pontos fortes, fracos, sazonalidades, demandas e nichos de mercado.
Resumindo, faturamento é comercial e lucro é gestão. É preciso vender, porém é muito importante ter uma gestão de valor que otimize os custos e os recursos, sejam eles financeiros, tecnológicos, físicos ou humanos. Afinal, é preciso ter uma boa competitividade de mercado, vender bem, entregar e ter um caixa saudável na empresa, e tudo isso só é possível com uma boa gestão.
“Faturamento é ego, lucro é conceito e caixa é rei!”