Você,
que é empresário ou empreendedor, tem um salário fixo? Ou ao menos, tem
consciência das retiradas mensais que faz no caixa da sua empresa? A separação
financeira pode ser uma grande aliada, ou até mesmo
vilã. Tudo depende de você!
Está
perdidamente enganado, quem acredita que realizar retiradas esporádicas, ou de
valores menores do caixa, está fazendo um bem para a empresa. Muitas vezes, o
argumento de quem faz isso, é que não tem salário, ou que prefere ir retirando
aos poucos para não sacrificar o resultado, e conseguir terminar o mês no azul. Acontece que quando o empresário faz isto, muitas
vezes (ou até mesmo, sempre) ele não percebe o quanto está sendo retirado e se
perde. Assim, a empresa acaba pagando mais do que pode, e o gestor fica com a
sensação de que não está ganhando dinheiro com o negócio.
A
partir disso, decisões podem ser tomadas de maneira errada, os resultados
apresentados não serão satisfatórios, e a impressão de que o empreendimento não
é rentável fica cada vez mais nítida. Do lado pessoal também há o descontrole
dos custos pessoais, o orçamento fica sempre estourado, e nem sempre é possível
poupar para investir, e quem dirá ainda realizar os desejos como fazer um bom
passeio, a troca do celular, do carro. Enfim, as desilusões são muitas. E o
sentimento de frustração então, maior ainda!
Para
resolver tais problemas, eis algumas dicas infalíveis, indispensáveis para você
realizar a separação financeira entre sua vida
pessoal e empresarial. São sete dicas
fundamentais, que trarão maior controle, tranquilidade e visão financeira.
1. Tenha
poucas contas bancárias (Se possível, apenas duas). E o mais importante: Sempre
separadas. Não faça movimentações de sua vida pessoal com a conta jurídica, ou
vice-versa. E não adianta vir com a desculpa que determinada despesa deve ser paga pela empresa. O que é da sua vida
pessoal, deve ser pago com o seu pró-labore ou retirada mensal. Adapte-se a
isto. É o primeiro e grande passo.
2. Opte
por contas digitais. Além de serem mais baratas, e às
vezes até grátis, elas possuem a grande maioria das funções das demais
concorrentes. Os bancos digitais fornecem informações de maneira simples e
transparente para os seus clientes. Além, é claro, de
possuírem as duas modalidades: contas para
pessoa física, ou pessoa jurídica.
3. Estabeleça
um pró-labore. O termo vem do latim, que significa “pelo trabalho”. Todo
empresário, sócio, ou diretor de uma empresa, não só pode, como deve ter um
valor por seu trabalho. Pelos resultados que gera, e principalmente pela
entrega de Smart Money. O ideal é que
esta retirada seja feita de maneira recorrente,
sempre no mesmo dia do mês.
4. Faça
o planejamento orçamentário de suas contas pessoais. Normalmente, ao revisar
seus gastos pessoais, muitos empresários se deparam com despesas exorbitantes
que ultrapassam o que a empresa pode pagar. Sendo assim, o ideal é que você
faça um reajuste no seu orçamento, e se possível reduza suas retiradas, até que
o resultado da empresa seja melhor, e você consiga realizar resgates maiores
por seu trabalho.
5. Habitue-se
a pagar suas compras à vista sempre que for possível. Esta dica vale principalmente aos adeptos/fãs/admiradores dos
cartões de crédito. Mas não entendam mal! Esta função não é ruim. Tudo depende
da maneira que é gerida a oportunidade. E justamente por não ter o hábito de
controlar as saídas, fazer compras no prazo pode trazer
problemas, e o obrigarem a quebrar os limites do seu pró-labore.
6. Faça
o registro de seus gastos pessoais. Seja por uma planilha impressa, no
computador, ou até mesmo, com as facilidades dos smartphones, por meio de
aplicativos. E existem vários deles. O importante é escolher um, e iniciar os
registros. De tudo! Até do pãozinho com café pela manhã.
7. Seja disciplinado! De nada adianta realizar o planejamento, estabelecer uma retirada, ajustar as contas bancárias, e não executar estas ações continuamente. A disciplina aos controles financeiros é fundamental para o sucesso. E por mais doloroso que possa ser, a segurança gerada por estas ações são compensatórias. Vale a pena cada centavo economizado.
Enfim, desejamos que você seja astuto e consiga colocar estas e outras ações em prática. Que sua vida financeira, pessoal e profissional sejam cada vez melhores e mais sólidas.
A RPM Consultoria Empresarial possui dentro de sua Metodologia “Máquina de Gestão 100.0” ações de separação financeira, e sempre levamos este conhecimento aos nossos clientes.
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