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Finanças

Conheça os principais indicadores financeiros que existem

Artigo publicado em 02/10/19 por: Raul Pimenta
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Existem muitos indicadores financeiros para o controle de uma empresa, e isso também depende muito mais de como você avalia alguns movimentos das finanças e também consegue pensar e controlar todos esses acontecimentos.

Uma empresa sempre está sujeita a muitos tipos de análises, justamente pelo fato de que é o ponto mais importante de qualquer empreendimento, justamente para que você consiga uma saúde financeira tal qual deve ser de fato o seu pensamento. 

Sendo assim, vou trazer os 9 principais indicadores financeiros que existem e que podem ser fundamentais para a saúde da sua empresa, tendo em vista que é de fato o que você precisa para ter bons resultados no fim das contas. 

Margem bruta

A margem bruta é um dos mais importantes indicadores financeiros de uma empresa, justamente pelo fato de que você precisa saber quanto você ganha com a venda de um produto tirando todos os custos de produção.

A ideia é que você consiga avaliar a rentabilidade e lucratividade que é possível com o tipo de venda feita, e isso serve principalmente para balizar os preços de venda e também o resultado que se obtém com o seu trabalho realizado. 

O cálculo é feito tendo a receita subtraída das deduções e dos custos diretos variáveis, e a partir desse resultado você multiplica por 100. Essa vai ser a sua margem bruta e também o indicador de quanto você está ganhando com as vendas feitas. 

Margem EBITDA

A margem EBITDA, ou LAJIR (Lucro Antes de Juros e Imposto de Renda) é um tipo de indicador que pode te ajudar a controlar todas as suas operações, proporcionando números mais diretos neste sentido.

Se você procura algum tipo de informação sobre o prejuízo ou economia nas operações da empresa, é esse tipo de margem que pode te oferecer o que você precisa e também o que é necessário nesse sentido. 

Para chegar nesse resultado você precisa ter o lucro operacional líquido, somado à depreciação e à amortização, tendo em resultados os aproveitamentos de vendas e custos operacionais, sem contar com outros custos financeiros como impostos, por exemplo. 

Margem líquida

A margem líquida também traz algumas informações sobre vendas e sobre o que foi possível obter com todos os custos, as despesas, tendo um tipo de resultado muito mais efetivo de suas vendas.

Em outras palavras, a margem líquida te dá o que sobrou de fato da venda de um produto, sendo pagas todas as despesas para tal, tendo o lucro líquido, ou seja, o que sobrou depois de todos os custos abatidos. 

Para chegar a este resultado você divide o lucro líquido pelas vendas e deste valor você deve multiplicar 100 para conseguir essa margem de maneira mais prática e para o que você se propõe de fato. 

Custos fixos e variáveis

Os custos fixos são fundamentais para que todo o empresário saiba quais são os custos que são recorrentes, e que são essenciais para que sejam resolvidos, e por isso é muito importante ficar atento a todos eles.

Um custo fixo não é afetado pela produção, e está sempre com valores mais estáveis, e por isso demanda um tipo de controle e principalmente de planejamento para que dê certo e você consiga dar conta. 

Já os custos variáveis são aqueles que crescem quando a produção também cresce, e por isso pode ser reconhecido em pequenas ações pontuais que também podem ser planejadas para que sejam garantidas. 

O reconhecimento bem feito de quais são os custos fixos e variáveis te ajuda a planejar investimentos e ter o maior lucro possível. 

Margem de contribuição

A margem de contribuição é quando você avalia o quanto a produção de fato ajuda na empresa, ou seja, se o que foi recolhido é capaz de cobrir custos e também gerar um lucro para a organização.

O mais importante de ter a margem de contribuição é saber se as vendas estão sendo de fato rentáveis e principalmente se elas estão dando conta do recado, para que possam gerar retornos financeiros importantes. 

Esse resultado é possível quando você soma o custo variável e a despesa variável, tendo um número. Para a margem de contribuição você deve subtrair o preço de venda desse número obtido anteriormente. 

Ponto de Equilíbrio

O ponto de equilíbrio é o resultado de tudo o que você precisa minimamente para cobrir todos os custos de produção, tendo também um tipo de receita mínima para equilibrar as contas da empresa.

Para obter o ponto de equilíbrio você precisa dividir as despesas fixas pela margem de contribuição, acessando então esse resultado. 

Liquidez corrente

A liquidez corrente diz respeito a receitas que serão recebidas a curto prazo, e também custos que precisam ser cobertos neste mesmo recorte de período, o que é fundamental para o equilíbrio das contas.

Você deve dividir o ativo circulante pelo passivo circulante. Se o resultado for maior que 1, quer dizer que há capital para a cobertura de despesas. Se for igual a um significa que as despesas e receitas estão equilibradas. Se for menor que 1 quer dizer que há prejuízos para o pagamento das contas. 

Índice de cobertura de juros

Como o próprio nome já diz, é um tipo de indicador que serve para que você tenha uma noção de qual será o impacto das dívidas e dos juros na saúde da empresa.

O resultado é obtido pelo cálculo:

Índice de Cobertura de Juros = (Lucro Antes dos Juros e Imposto de Renda – LAJIR ou EBITDA) / (Despesas Com Juros durante o Ano) 

ROIC

O ROIC, ou retorno sobre o capital investido, é um tipo de índice que traz o capital adicionado ao capital de terceiros, tendo um retorno de como você pode ter esse controle.

Para chegar a esse resultado você precisa do resultado líquido da empresa menos dividendos (NOPAT), dividido pelo valor contábil do capital. Em percentual você sabe qual o tipo de retorno possível. 

Esses são os principais indicadores financeiros que existem e que podem te ajudar na gestão empresarial. 


Caso ainda tenha dúvidas no assunto, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças na vida das pessoas e das empresas.

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Raul Pimenta / CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial, atua também como consultor sistêmico de negócios.