FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Finanças

Como Diminuir a Inadimplência

Artigo publicado em 08/07/20 por: Romário Lacerda
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Como diminuir a inadimplência

A inadimplência sempre foi um problema para as empresas, e uma taxa alta de inadimplência pode corroer os lucros e inviabilizar a continuidade de suas operações. Por isso separamos algumas dicas para ajudar você a melhorar os recebimentos no seu negócio.

Cadastro de clientes

Para melhorar os recebimentos na sua empresa precisamos atacar a raiz do problema, e isso significa conceder a quantidade certa de crédito para o cliente certo. No cadastro do cliente você vai reunir os dados que permitirão conhecer melhor o perfil do consumidor. Essas informações vão permitir que você faça uma análise de crédito mais eficaz, utilizando o histórico de compras e pagamentos de cada cliente para avaliar o risco de vender a prazo para ele.

Para fazer esse cadastro peça documentos de identificação, comprovante de renda, endereço e etc..

Análise de crédito

Não podemos conceder crédito para clientes simplesmente pelo fato deles serem “conhecidos”. Uma análise eficaz é aquela que cruza os dados dos clientes com as informações dos principais órgãos de proteção ao crédito(SPC, SERASA e etc..), definindo um perfil de risco para cada compra.

Cobrança

Mesmo tomando todos esses cuidados não vamos conseguir evitar 100% da inadimplência. Se mesmo depois de você analisar o perfil do cliente, verificar que ele era um “bom pagador” e na hora de te pagar ele não honrar com seu compromisso é hora de começar a cobrança. É necessário ter critérios de cobrança bem definidos que respeitem o Código de Defesa do Consumidor. Negociar, aplicar multas e juros por atrasos são medidas muito eficazes, mas em alguns casos será necessário informar o cliente do prazo máximo para o pagamento em atraso antes de registrá-lo nos órgãos de proteção ao crédito.

Nas cobranças é sempre bom lembrar para o cliente que não vale a pena “sujar o nome” por deixar de pagar um valor que muitas vezes é pequeno, que negociar e efetuar o pagamento é a melhor opção.

Esse post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook: http://fb.com/RpmConsultoria

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria.

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 9 9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com /

rpmconsultoriaempresarial.com.br