Chegou o fim do mês, e viu que sua empresa está gastando mais do que poderia? Não acompanhou os custos da produção e acabou estourando os limites de gastos? Então está passando da hora de você trabalhar com o Orçamento Empresarial.
Não obstante a outras ferramentas, o Budget (lê-se: bâdget) ou Orçamento Empresarial, visa facilitar o acompanhamento e a gestão das finanças da empresa. O bom uso deste método pode trazer benefícios, desde a correta análise da estrutura de planos de conta da empresa, até a redução dos gastos e custos operacionais.
O primeiro passo para a formação de um budget bem estruturado é possuir em mãos um fluxo de caixa bem alimentado, com pelo menos três meses de lançamentos. Para casos mais complexos e específicos, é ideal que se tenha também um DRE de competência bem elaborado. Após ter estes dados de maneira bem clara, a etapa seguinte é separar os registros do fluxo de caixa em categorias, ou Planos de Conta. Por exemplo: todos os lançamentos que se referirem à alimentação devem ser somados dentro do mês de ocorrência, totalizando o valor investido em determinada categoria. Ao final, você terá uma visão analítica dos seus investimentos (custos, gastos e despesas), mês a mês. Após a consolidação destes dados, terá então informações objetivas o suficiente para calcular as médias do que é gasto dentro de cada plano de conta. Estas médias são imprescindíveis, pois, através delas, o Budget será encorpado.
Então, com as médias calculadas, o trabalho é identificar em quais planos de contas os valores podem ser reduzidos ou controlados de maneira mais eficiente. Uma dica é: não estipule metas ousadas de redução a partir das suas médias. O importante é ter a consciência de que se pode economizar com algo, gradativamente. Estabeleça a meta de cada categoria para o próximo mês, e veja se o resultado final satisfaz à sua expectativa de lucro, baseando em sua receita média mensal.
Por fim, o próximo passo é acompanhar, dia a dia, a evolução destas metas. Através dos lançamentos financeiros, você deve alimentar o valor realizado, dentro de cada categoria, a fim de observar quais estão dentro do seu “budget”, ou como já dito, orçamento. Vale ressaltar que nem sempre o orçamento será 100%. E isso não é motivo de desespero, nem de desmotivação. O que se pode aprender através do Orçamento Empresarial está resumido em dois pontos: o primeiro, é que sua principal função é acompanhar os investimentos realizados dentro de cada mês, com o objetivo de não extrapolar o valor das receitas, e não gerar déficit para a empresa. E por último, e não menos importante, diz respeito aos valores dentro de cada plano de conta. Caso alguma categoria extrapole os valores estabelecidos dentro do orçamento, sua missão é reduzir ainda mais os outros tipos de gastos, para garantir o cumprimento do valor total no final do mês. Logo, o conjunto da obra é mais importante. Em outras palavras, diríamos que dentro do conceito de budget os meios sempre justificam os fins.
A RPM Consultoria Empresarial deseja a você muita sabedoria para lidar com a gestão das finanças da sua empresa. E que a cada dia, as ferramentas da administração possam te ajudar a compreender e melhorar o desempenho dos seus resultados. Bons negócios!