FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Finanças

Auditoria financeiro - administrativa

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

A auditoria financeira é comumente conhecida como a análise de demonstrações contábeis, realizada por contadores devidamente reconhecidos e capacitados. O que poucas pessoas sabem, é que a auditoria financeira pode e deve ser feita internamente e em tempos determinados, e deve ter um olhar administrativo. Deve ser conduzida por gestores ou por uma equipe externa com objetivo de averiguar a saúde financeira da empresa e melhores tomadas de decisões.

Para o sucesso de uma auditoria financeira e administrativa, o planejamento é o ponto principal do projeto. Nele deve constar a data de início e término, as pessoas responsáveis e a estrutura de documentos a serem analisados. Esses documentos geralmente estão entre os demonstrativos de resultados, fluxos de caixas, extratos bancários e demais documentos financeiros, de acordo com a empresa e suas características. Outro ponto importante para definição do planejamento é o tamanho da empresa e a complexidade das suas operações.

Quando se trata de equipe, pode ser realizada por gestores da parte estratégica ou por uma equipe externa, que é contratada com esse objetivo. Geralmente consultores financeiros fazem também esse trabalho e desenvolvem um trabalho de qualidade, pois além da preparação técnica e profissional, o consultor tem uma visão externa do negócio, não tendo influências internas ou pessoais.

Uma outra forma de realizar a auditoria, é de forma periódica, interna e dividida em partes. Ou seja, realizada pela interna responsável, em tempos preestabelecidos, como mensalmente, trimestralmente, etc. A cada período, pode ser analisado um tipo de documento, de forma que todos sejam avaliados.

Todas as tomadas de decisões passam pelo financeiro, por isso essa área deve ser olhada com bastante atenção. As auditorias fazem parte desse processo de cuidado e são muito importantes para evitar fraudes, furtos, gaps e erros de processos e mão de obra desqualificada. São essenciais para empresas que buscam certificações específicas como a ISO9001, processos de venda da empresa e/ou marca e abertura de ações no mercado financeiro.

O objetivo é garantir que todos os processos financeiros estão sendo bem executados, com qualidade, veracidade e que realmente representam a realidade da situação financeira da empresa, o que também é chamado de saúde financeira, para que decisões sejam tomadas para melhoria e crescimento da empresa.