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Finanças

Alavancagem financeira

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Alavancagem financeira

Alavancagem financeira, o sonho de alguns e o pesadelo de outros. É fato que falar sobre alavancagem financeira pode ser um tabu em muitos empreendimentos, muitos já se perderam em tais veredas e outros ainda estão perdidos nessa nuvem que tomou toda a operação da empresa.

A maturidade de um homem pode ser medida na forma com que ele encara a vida e as alegrias e problemas que ela traz consigo. Encarar uma situação com a maturidade e frieza suficientes para uma análise profissional é o que distingue um homem maduro de um homem não tão maduro assim. Falar sobre alavancagem é um assunto delicado, pois se trata de antecipar um recurso que a empresa ou o empresário projeta que terá. Essa antecipação ainda é acrescida de juros em muitos casos, ou seja, o lucro pretendido tem de ser maior que o capital tomado, e precisa vir em um tempo menor que o estimado em circunstâncias normais. Não é brincadeira, é um jogo que precisa ser projetado com muita técnica e convicção.

O empresário é um homem que arrisca e seus objetivos são traçados por ele mesmo e sua vida é tomada integralmente pela instabilidade. Isso não quer dizer que suas ações não sejam planejadas, nem que ele as toma inconscientemente, mas que ele precisa ter mais cautela ao tomar decisões que poderão afetar diretamente sua vida e a vida daqueles que compartilham o mesmo sonho com ele e que são seus parceiros.

Ao analisar todo o contexto ele pode fazer um planejamento de alavancagem. Tomar esse crédito para que sua operação possa fazer hoje o que levaria anos para conseguir fazer é uma das maiores características de quem acredita no negocio e sabe o que quer. Temos exemplos de grande empresários que optaram pela alavancagem em seus negócios, o que os levaram a um outro nível de crescimento em meses, a exemplo do grande empresário brasileiro Flávio Augusto, que conta como iniciou sua empresa através do cheque especial (Atenção: não aconselhamos que você faça isso, o próprio Flávio aconselha que isso não seja feito e admite o risco que correu na época). Outros por um novo ângulo se perderam radicalmente na alavancagem e hoje pagam o preço de seus erros. Enfim, analisando a situação da alavancagem, hoje daremos algumas informações para avaliar essa possibilidade para seu negócio.

Inicialmente precisamos projetar o faturamento. Se a sua empresa crescer “organicamente” quanto tempo levará para que tenha o capital que você pretende alavancar? A resposta para essa pergunta precisa estar na ponta da língua para que comecemos a cogitar a hipótese de alavancagem. Sem ela a perspectiva de retorno fica inviável e a decisão cada vez mais impossível de ser tomada.

Precisamos entender o cenário atual e projetar o cenário futuro. Imagine a alavancagem como uma antecipação de um recurso que sua empresa terá, caso ela tenha lucro, porém, qual cenário será esse do futuro? O capital nós podemos adiantar, porém o tempo não podemos adiantar, ou seja, você terá que ter uma ideia bastante clara do que pode acontecer com seu negócio e como esse “capital do futuro” poderá te ajudar no presente para que o lucro seja maior do que o crescimento “orgânico” da empresa.

Conheça seu produto/serviço. Ele existirá daqui a alguns anos? Quem procurará por ele? Como será feita a procura por ele? Será necessário investir em maquinários novos? O que você fará com esse recurso em mãos? Essas são algumas perguntas que o empresário precisa saber responder para pôr em prática seus planos e diminuir a chance de erros de alavancagem financeira.

Quais os cenários possíveis? Essa é outra pergunta de suma importância na hora do planejamento, quais os cenários possíveis para a empresa? Normalmente dividimos a projeção em três cenários possíveis. O cenário otimista: Onde todas as ações correm extremamente bem o plano acontece com eficiência maior do que o planejado. O Cenário realista: onde as situações ocorrem como o esperado, porém, sem outras mudanças, nem para melhor nem para pior. O Cenário pessimista: Onde as coisas não correm bem e o negócio fica comprometido.

Dentro desses cenários o ideal é que se projete datas, recebimentos, pagamentos, prazos, dívidas, retorno, capital humano e etc. Ter essas variáveis em mãos e rateadas nesses três cenários trará uma visão mais clara do que poderá acontecer no futuro do negócio.

Ainda há mais uma pergunta importante a ser respondida: o empresário está disposto a correr o risco? Às vezes o processo é tão grande e tão delicado que o melhor é aguardar outra oportunidade para investir nessa modalidade. Com isso não queremos desanimar o leitor nem desencorajar sua tomada de decisão, mas queremos que a consciência dos fatos se torne cada vez mais clara na mente desse que se dispõe a aventurar tais caminhos.

Indiferente do que for fazer, analise e aja. Agir é o que diferencia o sucesso do fracasso, quem faz algo e erra pode não fracassar, mas quem não faz nada sempre fracassa. Estar com as atitudes certas e o direcionamento certo farão com que as chances de sucesso aumentem gradativamente e prolongarão o ânimo por longos dias; nada é melhor que a sensação de dever cumprido, de risco aceito e superado e de um desafio vencido. O que tiver de fazer faça, e entregue o seu melhor na disposição do trabalho.

A RPM consultoria é uma empresa que visa o crescimento de outras empresas com base na gestão e resultados. Conhecemos o valor de se tornar um bom empreendedor e acreditamos que a gestão pode mudar o mundo.

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