É muito comum que tendo o conhecimento na área empresarial você já tenha ouvido falar em capital de giro, e principalmente porque ele é tão importante no dia a dia de uma organização, ainda mais em termos financeiros.
Porém poucas pessoas ainda sabem sobre o que se trata esse capital de giro, e mesmo tendo ouvido falar bastante, possuem algumas dificuldades para conseguir equilibrar as contas ou planejar o que fazer com o dinheiro.
Sendo assim, vou trazer todas as informações que você precisa saber sobre capital de giro e também como é importante pensar e planejar esse tipo de situação para a sua empresa em especial.
Entendendo capital de giro
O capital de giro, como o próprio nome já sugere, é um capital que movimenta todas as operações de uma empresa, como uma espécie de giro de fato, e que traz como principal foco o pagamento de contas obrigatórias ou até mesmo de fornecedores.
Sendo assim, é preciso entender o dinheiro que entra na empresa, e como ele vai pagar todas as despesas, além de garantir uma importante possibilidade para você conseguir preservar os ganhos com vendas a prazo.
Normalmente é preciso que um capital mínimo seja pensado justamente para que você consiga ter esse controle efetivo e que não traga prejuízos para o pagamento de tudo o que é necessário.
Como estabelecer um capital de giro para a sua empresa
Para estabelecer qual o capital de giro necessário para o seu dia a dia e também para toda as situações que você possui, o indicado é fazer um tipo de cálculo simples e que é importante neste sentido.
O primeiro ponto é definir a Necessidade de Capital de Giro (NCG) definindo o Ativo circulante e diminuindo do passivo circulante, que é respectivamente o que entra e sai financeiramente falando.
O ativo circulante traz informações a curto prazo, o dinheiro disponível para tal e o passivo circulante são as despesas de curto prazo, que necessitam de um tipo de acompanhamento muito mais cuidadoso.
Cuidados para o gerenciamento do capital de giro
Estabelecer o ativo circulante e o passivo circulante nem sempre é uma tarefa tão fácil, e por isso é necessário se tomar alguns cuidados para que você possa acessar ao capital que é exigido para a situação.
Uma situação feita sem o devido planejamento pode também trazer algumas dificuldades com relação à saúde da empresa, e assim você precisa antes de tudo pensar e cuidar de pequenos detalhes que fazem a diferença.
Tais detalhes também fazem com que você tenha uma segurança maior nas operações, garantindo todos os benefícios e também cuidando para que todos os custos sejam garantidos.
Cuidado com empréstimos
O primeiro passo é tomar cuidado com empréstimos, que geralmente são vistos com bons olhos, mas que na verdade se apresentam como um custo a curto prazo, e por isso entram logo cedo nesse capital de giro.
Algumas pessoas utilizam do empréstimo para a garantia do capital de giro, sendo importante não somente isso mas também uma margem de operação que lhe permita acessar importantes ganhos.
A ideia central é poder garantir que você consiga operar normalmente e sem nenhum tipo de risco para a saúde financeira da empresa, o que é fundamental para bons indicadores futuramente.
Tenha sempre o balanço de todas as informações
Controlar todas as informações financeiras de uma empresa parece algo muito simples, mas ainda assim muitas pessoas não possuem esse tipo de pensamento, o que faz com que importantes investimentos se tornem grandes prejuízos.
O capital de giro é o coração da empresa, e cuidar disso faz com que você cuide de cada processo que no fim das contas vai trazer importantes resultados, também com relação ao que é necessário para este desenvolvimento.
Por isso é ideal que você consiga controlar todas as informações, e então possa pensar em formas de como você vai utilizar corretamente de cada uma das possibilidades e também desenvolver importantes passos.
Avalie a situação como um todo
Avaliar a situação da empresa de uma maneira geral faz com que você tome decisões mais corretas e também te ajuda a manter um controle muito maior de cada uma das operações financeiras que serão feitas.
Ter o capital de giro e também todas as informações sob controle é uma maneira de conseguir aliar tudo o que é necessário para a garantia do mesmo, e também para que você não deixe passar nenhum detalhe.
Caso algo esteja mal pensado ou planejado é muito mais fácil que você tenha dificuldades de garantir os pagamentos e principalmente o fluxo de receitas e despesas, o que determina a saúde da empresa.
Faça um controle muito rígido
Seguindo a mesma lógica, é necessário que você pense em um controle muito mais próximo de cada situação e também de cada tipo de pagamento, principalmente quando este é feito para os fornecedores.
Quando se tem um tipo de controle mais rígido é muito mais fácil ter o capital de giro estável e sem nenhum tipo de intercorrências, sendo também uma possibilidade de pequenos investimentos e passos a serem dados.
Por isso a indicação é que você tenha cada tipo de conta a pagar, todas as receitas e provisões das mesmas para que então você tenha todo o panorama para que outras decisões sejam tomadas, se for o caso.
O capital de giro é uma das partes mais importantes nas finanças de uma empresa, e cuidar disso é preciso para que você consiga pagar contas e principalmente saiba o que fazer com as receitas.
Essas receitas partem justamente de outros trabalhos, e que possuem caminhos diferentes até que cheguem ao caixa, e controlar isso é muito importante para o processo financeiro de uma empresa.
A partir das informações que foram trazidas você consegue agora entender o que é capital de giro e até mesmo cuidar para que ele entregue o suficiente.
Sabendo agora do que se trata basta que você coloque em prática tudo o que foi dito e também todas as possibilidades de crescimento que são observadas.