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Finanças

A importância da Gestão Financeira nas empresas

Artigo publicado em 18/03/20 por: Romário Lacerda
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A importância da Gestão Financeira nas empresas

A gestão financeira é responsável por planejar e controlar o uso dos recursos da empresa. Uma correta gestão financeira permite visualizar a atual saúde do negócio.

Bons registros permitem análises e colaboram com o planejamento para reduzir custos e destinar melhor os recursos da organização, impactando fortemente nos resultados.

Eis alguns controles e procedimentos que podem auxiliar na gestão financeira do seu negócio.

Fluxo de Caixa

É o controle de entrada e saída de dinheiro da empresa. Um bom fluxo de caixa tem registros detalhados de ganhos e gastos da empresa sem qualquer tipo de erro.

Contas a Pagar

É uma área dentro do departamento financeiro que gerencia todos os gastos como pagamento de água, energia elétrica, internet, aluguel, telefone, funcionários, etc..

Contas a Receber

É uma área dentro do departamento financeiro que controla todas as vendas de uma empresa que serão ou foram recebidas.

Orçamento Empresarial

É um conjunto de previsões que engloba receita, despesas, custos, investimentos e fluxo do dinheiro. Essas previsões geralmente são de 1 a 3 anos dependendo do setor da empresa, podendo chegar a 10, 20,30 anos.

DRE - Demonstrativo de Resultado do Exercício

É um controle que leva em consideração todas as Receitas subtraídas das Despesas e Custos para encontrar o Lucro ou Prejuízo líquido de um determinado período.

(+) Receita

(-) Despesas

(=) Lucro ou Prejuízo Líquido.

Análise de Crédito e Cobrança

A análise de crédito e cobrança começa no cadastro do cliente. Nessa etapa é extremamente importante reunir os dados que permitirão conhecer o perfil do consumidor. Em seguida faremos a análise de crédito do cliente cruzando seus dados com as informações dos principais órgãos de proteção ao crédito, definindo um perfil de risco para cada compra.

Para isso usa-se uma ferramenta chamada Credit-score(pontuação de crédito). É uma metodologia de análise de crédito que possibilita classificar os clientes em diferentes perfis de risco. Para facilitar o uso da ferramenta, a pontuação se dá por meio de letras. Um cliente classificado como “A” representa uma venda de baixíssimo risco, enquanto um cliente “F” significa um risco muito alto de inadimplência.

Cobrança

Para cobrar clientes inadimplentes, sua loja precisa ter critérios bem definidos para a cobrança, sempre respeitando o Código de Defesa do Consumidor.

Multas e juros por atraso é uma medida muito eficaz, funcionando como uma penalidade leve capaz de inibir a inadimplência; caso não funcione, informe o cliente sobre o prazo máximo de pagamentos em atraso antes de registrá-lo nos órgãos de proteção ao crédito.

Balanço Patrimonial

É a demonstração contábil que consta os bens, direitos e obrigações de uma empresa. A estruturação do balanço patrimonial é dividida em Ativos, Passivos e Patrimônio Líquido.

Esses são procedimentos e controles relevantes sobre a gestão financeira que, se aplicados de forma correta, vão ajudar a organizar e desenvolver estratégias para progresso da sua empresa.

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Eu sou Romário Lacerda, atuo como Auxiliar de Consultoria e finanças é a minha paixão.

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