FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Empreendedorismo

O poder das empresas na sociedade

Artigo publicado em 02/05/18 por: Raul Pimenta
Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

“Organizações mais eficientes em gestão constroem uma sociedade melhor.”

Empresas são instituições, organizações, corporações inseridas no seio da sociedade.
Usam recursos comunitários, como: pessoas, clientes, fornecedores, inseridos na mesma, ou em outras sociedades.
Afinal, o que é uma sociedade?
De acordo com o dicionário online MICHAELIS, sociedade é o: “Agrupamento de pessoas que vivem em um território comum, interagindo entre si, seguindo determinadas normas de convivência e unidas pelo sentimento de grupo social; coletividade.” Esse é o conceito.E o porquê deste assunto em uma página de administração?
Por que, sem dúvidas, empresas possuem o poder de modificar a realidade local,tanto para melhor, quanto para pior.
Empresas conscientes dos impactos que geram nas pessoas e no entorno que atuam,promovem ações bem intencionadas, que visam melhorar a saúde, a qualidade devida e o meio ambiente. São estas algumas ações promovidas por empresas conscientes e auto responsáveis:
Melhorar saúde: Campanhas de incentivo a vacinações, a alimentação saudável, a prática de esportes, a cargas horárias excessivas que geram níveis altos de estresse e lesão, bem como semanas de prevenção de acidentes.
Melhorar qualidade de vida: Criação de clubes corporativos, planos de carreira,locação de quadras poliesportivas para prática do esporte, eventos culturais,adoção de praças e cuidados com os locais públicos locais, promoção de feiras e momentos de lazer organizados pelas empresas.
Melhorar o meio ambiente: Fazer coleta seletiva, oficinas de reciclagem,plantar árvores nos pátios das empresas, nos arredores empresariais e na cidade com um todo.

Agora, a principal contribuição que uma empresa pode traz era uma sociedade é ser capaz de desenvolver o capital humano inserido nela, por meio de incentivos a cultura, como: leitura, sarais culturais, cursos,palestras, desenvolver e construir valores compartilhados e princípios benéficos ao desenvolvimento individual e coletivo.
Muito se pergunta, o que isso pode contribuir no objetivo capital de toda organização:O lucro.
Contribui e muito! Pessoas mais capacitadas e confiantes, são capazes de resolver mais problemas, enxergar soluções, de acreditarem no potencial delas e o principal, se tornam capazes de desenvolver novas pessoas. É claro, que ações promovendo a saúde, a qualidade de vida e o meio ambiente, não devem ser feitas pensando apenas nos benefícios financeiros e competitivos que podem trazer. Estas precisam ser feitas visando um mundo melhor.
Ações citadas acima, não devem ser realizadas apenas por grandes empresas. Pelo contrário!!!
São atitudes que qualquer organização, independentemente do tamanho, podem fazer. Não há custos em fazer uma visita no asilo municipal, não há custos no incentivo ao esporte e muito menos, quando incentivamos um colaborador a ler.Um pais só é melhor, quando uma as sociedades que o compõem, se desafiam a evoluir, a estudar e dar valor naquilo que tem valor.

E aí, como sua empresa tem modificado e contribuído para uma melhor qualidade de vida na sociedade que está inserida?
Como ela têm desenvolvido seu capital humano?
Sua empresa promove a saúde? Promove ações sociais? Se preocupa com a qualidade do ser humano e se orgulha pelos seus cidadãos?
Espero que você empresário, líder, liderado, empreendedor e administrador/gestor,compreenda a importância de ser uma empresa consciente e traga para prática e para o calendário organizacional, essa pauta relevante e crucial.