FECHAR
Faça login para acessar a Intranet
Empreendedorismo

Home Office: quais profissões podem se adaptar a esse “novo normal”

Não perca mais tempo Contrate agora a melhor consultoria empresarial para o seu negócio.
Contrate a RPM agora mesmo.

Profissão home office cresceu muito nos últimos anos e se tornou o “sonho de consumo” de boa parte dos brasileiros. A pandemia foi um dos fatores que intensificou o crescimento dessa nova modalidade de trabalho, porém, ao contrário do que muitos pensam, não foi a causadora dela.

Com a crescente ascensão desse “novo normal” muitas dúvidas, suposições, pensamentos e opiniões surgem, tanto para nós empresários, quanto para trabalhadores e estudantes. Portanto, se você quer saber sobre quais profissões podem se adaptar ao “novo normal” do mercado de trabalho, quais departamentos da sua empresa é possível trabalhar remotamente, continue lendo este artigo.


O que é Home Office?


Primeiramente, para você que ainda se encontra meio perdido no assunto, vamos entender o que é home office. O termo traduzido significa escritório em casa - também conhecido como trabalho remoto, teletrabalho ou trabalho à distância - e nada mais é do que uma modalidade de trabalho onde as pessoas trabalham em casa, ou não necessariamente em casa, mas em qualquer lugar fora do ambiente formal de um escritório (empresa).

É importante ressaltarmos que, perante a lei, o trabalho remoto funciona da mesma forma que o estabelecido pela Consolidação das Leis do trabalho (CLT), ou seja, os trabalhadores e as empresas que adotam essa modalidade devem cumprir as 44 horas semanais e também devem tomar cuidado com o controle das horas extras e dos benefícios previstos na CLT.

Outro ponto importante é que o home office pode ser dividido em duas modalidades:

● 100% remoto: o colaborador não vai à empresa nem eventualmente, todas as reuniões são feitas via internet.

● Híbrido: mescla o trabalho remoto e o presencial. Por comum acordo, empresa e colaborador definem alguns dias para irem à empresa.


Qualquer pessoa pode fazer home office?


Teoricamente, sim! Qualquer pessoa pode fazer home office. Se o seu serviço não exige que você, necessariamente, precise ir até a empresa para fazê-lo, você está apto para aderir à essa nova modalidade, mas não pense que é tão fácil assim.

Primeiramente é muito importante que você analise se tem o perfil para esse novo normal. Trabalhar em casa tem muitas vantagens como otimização do tempo, redução de custos tanto do profissional quanto da empresa e redução do estresse, mas também tem as suas exigências como disciplina, concentração e independência. Em vista disso, a empresa deve analisar bem se o colaborador tem o perfil para trabalhar nesse “novo normal”, da mesma forma que o colaborador deve se analisar para saber se conseguirá entregar tudo o que é esperado dele.


Quais profissões podem aderir à nova modalidade?

Como disse antes, num contexto geral, qualquer profissão cujo trabalho não exige que o profissional vá até a empresa para realizá-lo está apto para aderir à nova modalidade. Mas existem algumas profissões que são, "naturalmente", qualificadas, pois possuem certa independência no serviço.

Os profissionais: jornalista, escritor, revisor, tradutor, designer, desenvolvedor de software e website, contador, professor particular, psicólogo, profissionais de marketing e propaganda, organizador de eventos, analista de dados, auditor fiscal, agente de viagem, consultor e todas as áreas afins são exemplos dos “naturalmente qualificados” que citei acima.

Dentro de uma empresa, se tratando dos departamentos os mais propícios a aderirem são: vendas, T.I.(Tecnologia da Informação), marketing e RH.


Conclusão


O trabalho remoto, depois da sua instalação obrigatória devida a pandemia, provou que veio para ficar e que pode funcionar muito bem, pois tudo é uma questão de adaptação. Por isso, se você, empresário, nunca parou para pensar em formas de implantar esse método e você, colaborador, nunca pensou em desenvolver as habilidades necessárias para o home office, já passou da hora de começarem a pensar e desenvolver, pois “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças.”

Um levantamento feito pela empresa de consultoria BTA mostrou que, por conta da pandemia, o modelo de trabalho home office se tornou o padrão para ao menos 43% das empresas brasileiras. Ainda estamos longe de ver o fim da pandemia do coronavírus, mas já é possível fazer algumas previsões de como será o mundo do trabalho: segundo um professor da FGV, quando questionado sobre as estatísticas home office, a tendência é que esse modelo de trabalho cresça cerca de 30% no Brasil.

Os dados apenas comprovam o que havia dito acima! Nós da RPM estamos dispostos a ajudar você nessa nova tendência e em qualquer outra área que sua empresa precisar.

Este post foi útil para você? Deixe o seu comentário e a sua opinião sobre nossos posts através das redes sociais da RPM:

Facebook:http://fb.com/RpmConsultoria

Instagram: http://instagram.com/rpmconsultoria

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/rpm-consultoria-empresarial

A RPM Consultoria Empresarial é especialista em gerar resultados para seus clientes, transformando a realidade das empresas que atende. E desejamos cada vez mais sucesso e prosperidade para o seu empreendimento.

Contato: (35) 99965-7600 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com

/ rpmconsultoriaempresarial.com.br