Muitas empresas que querem ser vistas como grandes empresas e que têm a capacidade de uma gestão e controle ambiental de qualidade, anseiam por um sistema de normas chamado de ISO 14.001. Para entendermos melhor o que é uma ISO 14.001 e qual a finalidade dela dentro das empresas, precisamos entender como funciona a Gestão Ambiental.
A Gestão Ambiental é administrar os recursos que a empresa oferece para que possa assim gerir melhor, sendo diretamente ligada ao seu planejamento estratégico, principalmente em organizações que usam constantemente recursos naturais, e é importante salientar que quanto melhor a gestão menor custo e maior produtividade sustentável a empresa terá. Sendo assim a Gestão Ambiental precisa ter o controle dos recursos para que possa estar em total conformidade com as leis vigentes, pois as organizações precisam estar sempre procurando corrigir erros e danos ao meio ambiente para que possam obter a ISO 14.001.
Após entendermos o que é a Gestão ambiental podemos então saber o que é e como podemos obter a ISO 14.001. A sigla ISO vem do inglês que significa International Organization for Standardization (Organização Internacional para Padronização), e atualmente existe uma família de ISOs que auxiliam nos processos internos dentro das empresas. A ISO como nome já descreve, padroniza normas e automaticamente expõe a qualidade da empresa perante seus processos e produtos/serviços. Sendo assim a ISO 14.001 é a norma focada na no Sistema de Gestão Ambiental da empresa, aplicando um sistema que melhora os processos que vão elevar a empresa a mais um nível.
A ISO 14.001 é aplicada a partir da ferramenta administrativa PDCA (Plan, Do, Check, Action), planejar, executar, checar e agir, e para que a ISO 14.001 possa ser aplicada na empresa precisamos de alguns requisitos gerais importantes, como, cumprir, documentar, manter e melhorar o Sistema de Gestão Ambiental de acordo com o que a norma exige. É válido salientar que a empresa deve fazer levantamentos e monitoramentos que ajudam a cumprir com todas as leis ambientais nas quais se enquadra. Dessa forma iremos mostrar alguns requisitos específicos que contribuem com o andamento do processo.
O primeiro ponto a ser levantado é a política ambiental, estabelecendo as estratégias tomadas pela organização, sendo o principal guia do Sistema de Gestão Ambiental, onde ela vai mostrar escala e impactos ambientais e colocar no plano de melhoria contínua, e tudo deve ser documentado e comunicado aos colaboradores da empresa. O segundo ponto refere-se ao planejamento, que sistematiza os processos que identificam os impactos ambientais a serem controlados dentro das leis impostas, tendo então uma avaliação com o propósito de definir metas e objetivos para que a empresa possa atingir.
E por último a implementação e operação, seguido da verificação; nesses pontos são utilizados processos, onde são colocados tecnologias, recursos financeiros e os recursos humanos. Sendo assim a verificação é o monitoramento seguido de documentação destinados ao órgão ambiental competente, para avaliação dos processos.
Perante todos esses processos burocráticos, processos de gestão de recursos, de gestão de pessoas e gestão do meio ambiente onde a empresa atua, existe as suas vantagens para empresas que têm a ISO 14.001, vantagens como disseminar a preservação do meio ambiente, ganhando credibilidade com a sociedade, elevando seu nível de imagem organizacional, ajudando estrategicamente e economicamente, melhorando sua imagem junto a investidores, fornecedores, governos e clientes.
Você empresário, que anseia para sua empresa uma ISO 14.001 Sistema de Gestão Ambiental (SGA), foque em melhorar em todas as áreas necessárias para que você possa ter em seu produto/serviço o selo de qualidade ISO 14.001.