Saiba como desenvolver características empreendedoras e se tornar um empreendedor de resultados positivos e expressivos.
Muito se fala sobre dom ou talento. Essa discussão, diferenciação, não vem de hoje. Equívocos atrapalham os entendimentos e compreensões sobre o assunto. Com a intenção de esclarecer essa dúvida, essa é a nossa definição:
Dom: “Habilidade inata e congênita, natural, advinda do ventre, incumbida ao ser, feita sem esforços e muitas vezes inconscientemente”.
Talento: “Habilidade desenvolvida, com esforço, fruto da dedicação, ato deliberado e conscientemente”.
Quando conceituamos, instantaneamente surgi outra pergunta, outra dúvida: Empreendedores de sucesso, nascem com as competências necessárias ou desenvolvem-nas durante suas carreiras?
Neste caso, ambas opções estão certas. Empreendedores bem sucedidos, resultam de pré-disposição e de transpiração e dedicação a uma causa.
Se você se enquadra no grupo daqueles que não nasceram com facilidade para desempenhar essa profissão, tenho uma excelente notícia! Leia o artigo até o fim e desenvolva as competências necessárias.
1ª Grande dica: Faça algo novo todos os dias;
Fazer trajetos diferentes, acordar em horários distintos, fazer novas dietas. O novo expande nossos limites, aumenta nosso repertório/horizonte, nos desperta e possibilita enxergar o que não víamos antes. Dessa forma, a inovação torna-se mais provável, as ideias mais constantes e o empreendedorismo uma questão de tempo.
2ª Grande dica: Pense grande;
Empreendedores de sucesso não começaram em empreendimentos grandes e colossais. Começaram com operações modestas, mas com visões agressivas e ousadas. Sonhos desafiadores, atiram-nos para longe de nossas zonas de conforto, aumentam nosso poder de foco, trazem possibilidades diferentes, geram significado. Não tem problema ser pequeno. O erro é pensar pequeno. Quando enxergamos além muros, investimos além muros, trabalhamos além muros, aprendemos além muros, dedicamos além muros, inovamos além muros. Portanto, pense grande.
3ª Grande dica: Faça cursos de gestão e negócios;
Se deseja alimentar seu espírito empreendedor, nada melhor do que doses diárias de conhecimentos administrativos, econômicos, de marketing, vendas, pessoas, processos, finanças e investimentos. Nesse aspecto aquela famosa máxima socrática ainda prevalece: “Só sei que nada sei” (paradoxo socrático). Quanto mais conhecimentos nós temos, melhor enxergamos a prática. Melhor captamos e diagnosticamos onde estão os erros e mais recursos temos para corrigir. Outro pensamento valioso, citado por Paulo Vieira em suas palestras e treinamentos, consiste em: “O que eu não tenho é pelo o que eu não sei, porque se eu soubesse eu já teria”. Então, mediante tantos ensinamentos, cabe a nós, alimentarmos/nutrir nossa alma e espírito empreendedor e deixá-lo florescer, transbordar, vir à tona.
4ª Grande dica: Pense e estabeleça metas a longo prazo;
Acreditar que nos tornaremos melhor amanhã é perigoso e arriscado. Arriscado por que podemos nos frustrar e cessar novos esforços. Superestimamos o que podemos fazer em um ano e subestimamos o que podemos fazer em 05 ou 10 anos. Calma e perseverança são compostos interessantes e remédios sugeridos para tomar na caminhada empresarial. Fazendo algo novo, pensando acima da média, capacitando-se e tendo respeito com o tempo do tempo, estimulamos e potencializamos nosso espírito empreendedor.
5ª Grande dica: Ouça sua voz interior e seja original;
Há tempos, paramos de ouvir nossa intuição. O barulho ensurdecedor do mundo tem abafado os diálogos internos, as vozes que nascem das nossas luzes interiores. Somos seres riquíssimos, altamente preparados e em muitas vezes, desprezamos isso.
Junte toda sua história, todas pesquisas, descobertas, momentos, aprendizados e crie algo único, inédito, raro. Não estou dizendo para ignorar números, análises e diagnósticos. Estou reforçando que todas as informações contribuirão para que o melhor de você apareça, seja útil e usado inteligentemente, para gerar valor, curar dores, sanar necessidades, promover soluções satisfatórias, encantar e desenvolver experiências agradáveis ao próximo. Ouça sua voz interior e dê vazão a ela.
Dica bônus: Tenha amigos empreendedores.
Essa dica bônus pode nos ajudar consideravelmente quando o desejo é estimular o espirito empreendedor. É normal sermos influenciados e exercer influência sobre os demais. Em muitos casos a influência é exercida sem que haja a percepção das partes envolvidas. É natural. Portanto, convivendo com pessoas empreendedoras, acabamos mesmo que sem perceber, aprendendo como veem a vida, como decidem, suas dificuldades e facilidades. Assim, temos a oportunidade de desenvolver o que não temos tão forte e reforçar o que já somos bons.
Essas são 06 maneiras simples e possíveis para estimular o espírito empreendedor em nossas vidas e quebrar as barreiras do empreendedorismo.
Caso ainda tenha dúvidas no assunto, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças por onde passamos.
Contatos:
(35) 3413-7000 / (35) 99968-7000 ou pelo e-mail: rpmconsultoriaempresarial@gmail.com
Grande abraço caro(a) leitor e amigo(a).
Raul Pimenta / CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial
“Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreende-las”.
- Sêneca
“RPM Consultoria Empresarial, Resultados Positivos em Movimento.”