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Empreendedorismo

CANVAS na prática

Artigo publicado em 02/04/19 por: Raul Pimenta
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Aprenda um pouco mais sobre a ferramenta ‘queridinha’ do momento:

Mais do que uma moda, uma ferramenta altamente útil e impactante. Essa é a visão ‘RPM’ sobre esse instrumento gerencial “moderno”.

O CANVAS é um instrumento de visão estratégica, flexível, integrativo e ágil. 

Por meio dele é possível perpassar por 09 blocos/subsistemas que esboçam as áreas e realidades de um negócio, e assim, desenvolver VALOR em toda a cadeia.

Além de exercitar a visão estratégica, temos uma percepção geral do todo, sistêmica, podendo criar sinergias entre as áreas, conexões, gerar coerência e congruência gerencial, dando liga aos processos e clareza aos negócios, trazendo assim eficiência e maturidade. 

Veja uma definição clássica da ferramenta:

“ Ferramenta de criação e gestão de modelos de negócio, simples e visual, que permite simplificar e reunir todos os pontos-chave do novo negócio ou negócio pré-existente.”

Todo bom CANVAS responde basicamente 04 perguntas destinadas a 04 públicos!

O quê, como, quem e quanto.

Melhor dizendo, o que a empresa faz, como ela faz, para quem está fazendo, e quanto custa a operação?

Por meio das perguntas compreendemos melhor nossas visões, intenções, ações e processos, abrindo campo para melhorias e adaptações de crescimento.

“A ausência de conhecimento interno é um dos maiores problemas empresariais”.

Não saber quais são as propostas de valor (os diferenciais competitivos) que sanam dores e dificuldades de parcelas da população; o público-alvo/cliente ideal que percebe as soluções que ofertamos; os canais por onde divulgamos e entregamos os valores que criamos ao público que escolhemos; ações que promovem o relacionamento com os clientes atraídos e captados pelos valores construídos e entregados; as atividades-chave que asseguram que os diferenciais sejam efetivados; os recursos-chave que são a matéria prima que dá vida aos sonhos e propósitos; as parcerias-chave que contribuem direta e decisivamente na construção de vantagens aos clientes idéias. As fontes de receitas e estruturas de gastos que demonstram a viabilidade financeiro/econômica do empreendimento, trazem problemas seríssimos às organizações, podendo levá-las à falências precoces e apoteóticas.

Um bom CANVAS leva em consideração o lúdico, a satisfação e construção de uma experiência única, mas pressupõe que todo encantamento precisa gerar receita e lucro. Ou seja, o modelo de negócios tem o equilíbrio entre EMOCIONAL e RACIONAL, CRIATIVO e PROCESSUAL, GANHOS e GASTOS. De que vale uma série de benefícios se são insustentáveis? Essa incompetência vai ao contrário da proposta de Alex Osterwalder e Yves Pigneur (os criadores/idealizadores da ferramenta).

Por onde começar a construção de uma CANVAS de sucesso?

Sequência mágica do CANVAS



A figura acima traz a orientação exata de qual deve ser o caminho percorrido, o fluxo correto, que promove e valida a utilidade desse instrumento fantástico. 

Principais elementos que agregam valor a um produto/serviço:

Novidade, performance, customização, design, redução de risco, marca/status, entre outros.

Esses, são possíveis critérios para traduzir suas estratégias de agregação de valor e posicionamento de mercado.Escolha, entregue e mantenha a constância. 

O Modelo de Negócios CANVAS é uma proposta descomplicada aos que anseiam pelo novo, pela prática e geração de novos modelos de negócios. Ao fazer, use:

- Post-its com cores diferentes (proposta de valor – cor: vermelha), (segmento de clientes, canais e relacionamento com clientes – cor: verde), (atividades, recursos e parcerias – cor: azul), (fonte de receitas e estrutura de gastos – cor: amarelo).

-Cocriação; 

- Criatividade e flexibilidade;

- Informações do negócio.

Após o desenvolvimento do CANVAS é fundamental desenvolver um PLANO DE AÇÃO. O plano tem como objetivo tirar do papel e colocar na prática as ideias e projeções desenvolvidas durante o processo de criação. A sugestão é que siga a sequência mágica também no plano de ação, trazendo a cada ação concluída, a visão de como o negócio está ficando, além de a revisão sistemática dos ideais. 

O CANVAS, após sua concepção e implantação, deve ser revisado de 06 (seis) em 06 (seis) meses, dando a certeza de que estará sempre atualizado e balizando as estratégias da empresa. CANVAS defasado promove posicionamento de mercado equivocado! 

Posicionamentos obsoletos atendem a necessidades que já não existem ou que foram adaptadas pelas frequentes mudanças. Assim, os resultados tendem a cair/despencar, pois deixamos de ser úteis ao mercado e aos clientes. 
Quem deve participar da construção e/ou revisão do CANVAS?
Profissionais que entendem do mercado de atuação e que possuem condições reais de contribuição. 
Trazer ao projeto profissionais que desconhecem o ritmo do mercado, pode impactar em ações muito “disruptivas” e que trazem mudanças muito agressivas, passando despercebidas, não gerando valor aos clientes potenciais. 

O CANVAS deve ser feito antes ou após a abertura de um novo negócio?
Em ambos os casos. A ferramenta contribui no ajuste da visão, na aceleração de resultados e na consolidação de conceitos. Portanto, pode ser aproveitada para planejar novos negócios e potencializar as possibilidades de êxito. Ou, durante a jornada/carreira empresarial, trazendo inovações e renovações.

E quais são os maiores benefícios em utilizar a ferramenta?

- Exposição visual;
- Simplicidade;
- Abrangência empresarial;
- Ser uma síntese de um negócio;
- Envolvimento da equipe;
- Inovações incrementais e radicais.

É isso pessoal! Esse é MODELO DE NEGÓCIOS CANVAS conforme nossa ótica de negócio.

Caso ainda tenha dúvidas no assunto, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças na vida das pessoas e das empresas. 
Contatos: 
(35) 3413-7000 / (35) 99968-7000
rpmconsultoriaempresarial@gmail.com

Grande abraço caro(a) leitor(a) e amigo(a). 
Raul Pimenta / CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial, atua também como consultor sistêmico de negócios.