Aprenda um pouco mais sobre a ferramenta ‘queridinha’ do momento:
Mais do que uma moda, uma ferramenta altamente útil e impactante. Essa é a visão ‘RPM’ sobre esse instrumento gerencial “moderno”.
O CANVAS é um instrumento de visão estratégica, flexível, integrativo e ágil.
Por meio dele é possível perpassar por 09 blocos/subsistemas que esboçam as áreas e realidades de um negócio, e assim, desenvolver VALOR em toda a cadeia.
Veja uma definição clássica da ferramenta:
“ Ferramenta de criação e gestão de modelos de negócio, simples e visual, que permite simplificar e reunir todos os pontos-chave do novo negócio ou negócio pré-existente.”
Todo bom CANVAS responde basicamente 04 perguntas destinadas a 04 públicos!
O quê, como, quem e quanto.
Melhor dizendo, o que a empresa faz, como ela faz, para quem está fazendo, e quanto custa a operação?
Por meio das perguntas compreendemos melhor nossas visões, intenções, ações e processos, abrindo campo para melhorias e adaptações de crescimento.
Um bom CANVAS leva em consideração o lúdico, a satisfação e construção de uma experiência única, mas pressupõe que todo encantamento precisa gerar receita e lucro. Ou seja, o modelo de negócios tem o equilíbrio entre EMOCIONAL e RACIONAL, CRIATIVO e PROCESSUAL, GANHOS e GASTOS. De que vale uma série de benefícios se são insustentáveis? Essa incompetência vai ao contrário da proposta de Alex Osterwalder e Yves Pigneur (os criadores/idealizadores da ferramenta).
Por onde começar a construção de uma CANVAS de sucesso?
Sequência mágica do CANVAS
A figura acima traz a orientação exata de qual deve ser o caminho percorrido, o fluxo correto, que promove e valida a utilidade desse instrumento fantástico.
Principais elementos que agregam valor a um produto/serviço:
Novidade, performance, customização, design, redução de risco, marca/status, entre outros.
Esses, são possíveis critérios para traduzir suas estratégias de agregação de valor e posicionamento de mercado.Escolha, entregue e mantenha a constância.
O Modelo de Negócios CANVAS é uma proposta descomplicada aos que anseiam pelo novo, pela prática e geração de novos modelos de negócios. Ao fazer, use:
- Post-its com cores diferentes (proposta de valor – cor: vermelha), (segmento de clientes, canais e relacionamento com clientes – cor: verde), (atividades, recursos e parcerias – cor: azul), (fonte de receitas e estrutura de gastos – cor: amarelo).
-Cocriação;
- Criatividade e flexibilidade;
- Informações do negócio.
Após o desenvolvimento do CANVAS é fundamental desenvolver um PLANO DE AÇÃO. O plano tem como objetivo tirar do papel e colocar na prática as ideias e projeções desenvolvidas durante o processo de criação. A sugestão é que siga a sequência mágica também no plano de ação, trazendo a cada ação concluída, a visão de como o negócio está ficando, além de a revisão sistemática dos ideais.