Para se tornar um bom profissional, independente do ramo em que deseja atuar, é essencial que passe por uma graduação, uma especialização, e outras atividades acadêmicas, além de ter experiência no ramo que escolheu.
Um médico por exemplo: Após passar pela graduação (05 anos), é fundamental que faça residência médica (especialização) para que possa com a ajuda de profissionais experientes, adquirir mais knowhow na área e ir se preparando pouco a pouco para as dificuldades que enfrentará, aprendendo assim como deve agir em momentos delicados.
A experiência mostra que para se tornar um bom empresário não existem cursos, faculdades, fórmulas de bolo.Concebi também, que muitos dos empresários são pessoas com pouca escolaridade, vindos de situação econômica/financeira difícil, ávidos por ascensão social, e em contrapartida,com muita experiência técnica no segmento atuante.
Por esse e por outros motivos que não convêm abordar neste artigo, muitos empresários acabando falindo suas empresas por desconhecerem melhores práticas para gerenciar o seu próprio negócio. Pensando nisso, elaborei dicas direcionadas aos que já empreendem ou desejam empreender, segue abaixo:
# 1 –Não misture patrimônio pessoal com patrimônio empresarial;
# 2 –Defina um valor e uma data para as retiradas pró-labore;
# 3 –Delegue tarefas para que sobre mais tempo para avaliar o trabalho, não para realiza-lo;
# 4 –Saiba fazer tudo dentro de sua empresa, para que não fique na mão de ninguém;
# 5 – Estabeleça regras e seja o primeiro a cumprir;
# 6 –Não esbanje, não seja mão aberta. Faça conta de cada centavo, o futuro não é garantia, é incerteza;
# 7 –Eduque-se. Esteja sempre aprimorando, fazendo cursos, treinamentos,palestras, recicle-se constantemente;
# 8 –Divulgue sua empresa (Invista na sua marca);
# 9 –Possua, pelo menos, conhecimentos básicos de gestão;
# 10 –Tenha um bom contador;
# 11 – Não seja o dono da razão;
# 12 – Procure estimular sua equipe de trabalho / Pague bem;
# 13 –Aprenda com seus erros;
# 14 – Valorize a organização;
# 15 – Invista em administração e tecnologia;
# 16 – Seja imparcial quando o assunto é emoção;
# 17 – Não contrate parentes;
# 18 – Demita maus funcionários o quanto antes, pode custar caro;
# 19 – Resolva os problemas. Não deixe os problemas criarem pernas, resolva o quanto antes (a não ser que tenha que necessariamente que aguardar);
# 20 – Não faça acordos verbais! Faça contrato, e monitore constantemente;
# 21 – Escute sua equipe sempre que possível;
# 22 – Seja aberto às críticas. Empresários inseguros não são alertados por suas equipes;
# 23 – Conheça-se, e contrate colabores mais capazes que você, aprendendo diariamente com eles;
# 24 – Conheça a estrutura de gastos do seu negócio, e leve em consideração antes de investir em qualquer coisa;
# 25 – Trabalhe duro. Nada que é bom, é fácil;
# 26 – Priorize as tarefas;
# 27 – Evite as indicações, faça processos seletivos;
# 28 – Faça horário de almoço, siga uma rotina;
# 29 – Contrate uma consultoria empresarial.
Acredito que com essas dicas, uma dose de coragem, e muitas de amor pelo que faz, com certeza suas chances de sucesso aumentarão consideravelmente. Seja um empresário consciente de suas limitações, e certo de suas capacidades.