Como tornar seu negócio uma máquina de resultados expressivos
Muitos empresários, empreendedores, nos procuram todas as semanas na RPM. Alguns com empresas já abertas, outros com projetos de abertura em curso e outros ainda em fase inicial, embrionária.
Todos, sem exceção, desejam obter êxito em suas experiências profissionais. Agora, são raríssimos os que chegam verdadeiramente aptos para o exercício dessa dura profissão.
Sonham em ser independentes, em viver suas visões de futuro, em promover algo que acreditam ser novo e relevante às pessoas e ao mercado. Mas, repito, poucos com o mapa do tesouro, ou melhor, com a clareza do que pretendem ofertar e fazer na verdade.
Visualizando esse cenário e sensibilizados com as dificuldades encontradas, escrevemos esse blog post com o intuito e objetivo de esclarecer e demonstrar de maneira concisa, detalhes importantes e reconfortantes na hora de empreender e que em muitos casos são ignorados. As 05 dicas profissionais são:
01. Defina seu Público alvo e tenha um posicionamento de mercado condizente
É muito difícil empreender com sucesso, quando você não sabe para quem está sendo construído valor. Acreditar que atendemos a todos, que todos demandam pela nossa solução, todos consomem o produto ou serviço, é uma falácia e um pouco de arrogância empresarial. Pessoas possuem modelos mentais diferentes, vivem em contextos diferentes, portanto suas necessidades são distintas e divergentes. A homogeneidade não é encontrada nem em famílias. Sujeitos que vivem juntos pensam de modo adverso. Imaginar que clientes de um modo geral comprarão o que a empresa oferta, é perigoso. Classes sociais, gêneros, faixas etárias, comportamentos de consumo, são pontos distintos e particulares de cada cliente. Portanto, a grande dica é: defina seu público alvo!
Públicos alvos são aqueles prospectos que terão prazer e irão valorizar o que seu negócio propõe a eles. Reconhecerão valor no que você faz e entrega.
E como complemento, tenha um posicionamento de mercado condizente com o que seu Target espera e deseja. Se sua proposta de mercado é para uma faixa seleta, que visa luxo, seu produto, preço, comunicação e ambiente interno, deverão ser harmônicos perante aos que você anseia.
Esse feat, casamento, comunhão, deverá ser encontrado e vivenciado na relação comercial entre a empresa e o cliente, se deseja obter ótimos resultados.
02. Tenha uma missão, um propósito bem claro
Que todo negócio visa, busca e só se mantém com lucro, todos nós sabemos. Isso não é novidade para ninguém. Mas a pergunta que faço a você neste momento é de fundamental importância se o seu desejo é triunfar como empresário, empreendedor. O que seu negócio faz e oferece às partes interessadas, além do lucro que ele gera?
Sem lucros, os negócios não perduram, e sem propósito, também não. Acreditamos, sinceramente, que negócios sem propostas e missões bem delineadas, possuem taxas de mortalidade ainda maiores. Matam os números e as pessoas!
Quando encontramos razões fortes, motivos nobres e motivações transcendentes, sentimos segurança, entusiasmo e resiliência. Missões empresariais passadas e captadas por equipes pequenas, médias ou grandes, são como catapultas que jogam os resultados para lados mais libertadores e elevados. Pessoas, clientes externos e internos e prospectos, escolhem inconscientemente onde investirão seus recursos financeiros e não financeiros. E quando deparam-se com empresas coerentes com seus projetos, resolvem contribuir e fazer parte dessa aliança, dessa cadeia, dessa corrente, sendo recíprocas. As missões são imãs poderosos e balizadores indispensáveis nas empresas e empreendimentos de sucesso.
03. Contrate bons colaboradores e pague na mesma medida
Colaboradores com identidades correlatas e coerentes ao que seu negócio se propôs a fazer, são um grande canal de energia. Contratar profissionais que possuem missões, desejos e valores parecidos com o do negócio, facilita e promove consideravelmente os níveis de engajamento, comprometimento e determinação. O senso de pertencimento e congruência sobem exponencialmente, criando sinergias impossíveis em negócios onde o foco e as missões são opostas. Ao contratar colaboradores que possuem princípios semelhantes, você não forma uma equipe. Constroem-se exércitos dispostos a lutar por ideais. Ah, mas isso tudo é muito difícil, certo? Errado!
Existem dois pensamentos e comportamentos que facilitam o acesso a esses profissionais. Primeiro, reflita e construa sua missão e defina seu público alvo. Depois, recompense na mesma medida do retorno obtido. Meritocracia é a palavra de ordem neste momento. Do que adianta encontrar promotores da marca, apaixonados pelas propostas empresariais, se não recebem na mesma medida que entregam? Nada. Pois negócios assim não serão sustentáveis e jamais encontrarão o sucesso almejado.
04. Controle as finanças empresariais
É muito bom ter consciência de para quem você cria e inova. Para qual público suas soluções são elaboradas. Ter propósitos empresariais claros, que motivem e conduzam a equipe. Profissionais que lutam pela causa que a empresa escolheu abraçar. Mas, toda essa magia e visão de mundo ideal podem cair por terra se o empreendimento não gerar caixa suficiente, ou seja, não operar no positivo. Os valores gerados, os salários, benefícios e incentivos pagos, são de suma importância e precisam ser avaliados perante visão financeira do negócio. Trocando em miúdos, todos os valores ofertados pelo negócio precisam pagar as despesas totais e possibilitar uma lucratividade passiva de reinvestimentos e dividendos para os sócios. Para visualizar a viabilidade do negócio, ferramentas como: fluxo de caixa, DRE, arranjo financeiro, orçamento empresarial e balanço patrimonial, são indispensáveis. O importante é ter noção exata de como está a saúde financeira do negócio, possibilitando ao empresário ter tomadas de decisão mais assertivas.
05. Tenha um produto/serviço focado nas necessidades dos clientes alvos
De nada adianta vender para clientes em mercados de luxo, se o produto é no máximo para classe média. A divulgação, embalagem e apresentação, atendimento, precificação, imagem e qualidade devem transmitir o que há de melhor. Sendo assim, após a definição do público, definição da missão e propósito do negócio, da seleção cuidadosa dos funcionários que identificam e representam o que a empresa deseja oferecer, do controle minucioso e rigoroso da situação financeira do negócio, seu produto ou serviço deve atender às necessidades do público selecionado estrategicamente pela empresa. Vender soluções distorcidas, sem considerar os pontos acima citados, é o caminho mais curto para a falência. Ter produtos de custo elevado e valor agregado e insistir em vendas de baixo custo e valor agregado, é dar um passo em falso e esperar chegar aonde se espera.
Acreditamos que conhecer, bem como seguir os 05 passos e dicas passados nesse blog post, com seriedade, esperança e profissionalismo, deixarão você muito perto, muito perto, muito perto do sucesso empresarial.
Esperamos ter melhorado seu entendimento sobre negócios e empreendedorismo. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças por onde passamos.
Contato: (35) 3413-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com / rpmconsultoriaempresarial.com.br
Grande abraço caro leitor e amigo.
Raul Pimenta
CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial
“Resultados Positivos em Movimento.”