No tempo certo é melhor ainda!
Ouvimos repetidamente esse questionamento. O que acontece, com grande frequência e recorrência, é um comportamento um tanto quanto arriscado e em muitas vezes, digamos, irresponsável.
Aguardam-se momentos de turbulência e queda livre para contratar os chamados “salvadores da pátria”, “milagreiros do mundo corporativo” e esperam-se milagres, rápidos, com um custo/benefício impossível aos prestadores de serviços.
Essa definitivamente não é a melhor hora para se contratar uma consultoria empresarial!
O melhor momento para investir em um serviço de consultoria, tem a ver com a identificação de pontos de melhoria por parte dos empresários, administradores, consultores. Por exemplo:
- Aumento do volume de vendas;
- Reengenharia dos processos de trabalho;
- Melhoria na relação: empresa x colaborador;
- Aumento da produtividade;
- Melhorar indicadores e ter mais conhecimento sobre o negócio;
- Desenvolver novas competências na equipe;
- E até, reestruturação financeira.
O momento ideal de se fazer consultoria é quando as coisas vão bem, quando você tem recursos disponíveis e quer ampliar a capacidade do seu empreendimento, levá-lo para o próximo nível, quando você quer começar com segurança, quer correr riscos controlados e quer obter soluções estratégicas para problemas operacionais.
Portanto, definitivamente, os momentos de crise não são a melhor oportunidade para contar com o trabalho de um consultor em sua empresa. Consultorias são trabalhos de médio a longo prazo, pois trabalham cultura, modelo mental, crenças, mudanças estruturais e significativas, e isso não se transforma de um dia para o outro. Leva tempo, investimento, maturação e consciência profunda.
Em momentos de crise o tempo é curto, as ações precisam ser cirúrgicas, assertivas, rápidas, imediatas e os resultados instantâneos, trazendo ao profissional um desafio homérico, colocando-o em situação desfavorável mediante a necessidade de perfeição latente.
Um pensamento que necessita ser substituído pela classe empreendedora do nosso país, é de que estratégias e mudanças maravilhosas possam acontecer em curto prazo. No curto prazo, conseguimos estancar problemas, aplicar paliativos com eficiência média ou baixa, dar respaldos aos acionistas, sócios, empreendedores mais ansiosos ou descontentes. Agora, projeções e ações mais efetivas, disruptivas e verticais, só podem ser feitas em momentos em que o estresse do crescimento ainda é menor que o estresse do naufrágio. Ou, onde é possível ter tempo hábil para planejar e implementar um trabalho de qualidade.
Dica de ouro: Tenha sempre um consultor ou empresa de consultoria por perto, e evite chegar a estados calamitosos em seu negócio para acioná-los.
Esperamos ter melhorado seu entendimento sobre o melhor momento para recorrer a uma consultoria. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças por onde passamos.
Contato: (35) 3413-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com / rpmconsultoriaempresarial.com.br
Grande abraço caro leitor e amigo.
Raul Pimenta
CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial
“Resultados Positivos em Movimento.”