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Consultoria Empresarial

Consultoria e os seus efeitos

Artigo publicado em 23/10/18 por: Raul Pimenta
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Como a contratação de uma consultoria empresarial pode impactar no alcance de resultados melhores em sua empresa?

Muitas dúvidas rondam e pairam as cabeças dos empresários e administradores de empresas quando o assunto se refere à consultoria empresarial. É mais normal do que pensamos. 

Perguntas como: o que um consultor empresarial faz? Por quanto tempo ele deve ficar na empresa cliente? Quantas horas são necessárias para o trabalho ser efetivado/findado? Se a metodologia de consultoria funciona para todos os setores do mercado ou se necessita ser algo específico para cada segmento?

Enfim, inúmeros questionamentos, que se não forem bem explicados e entendidos por parte dos contratantes, os negócios não serão fechados, prejudicando ambos atores da negociação.

Após a fase inicial de descobertas, resolução de dúvidas, esclarecimentos e alinhamentos das expectativas (necessidade de contratação x caráter da prestação de serviços), os problemas estão todos resolvidos e o projeto certamente dará certo, ok? Nem sempre!

Mais do que o alinhamento e compreensão das funcionalidades, características e soluções da prestação de serviços, faz-se necessário, ainda, atentar-se a alguns pontos relevantes para o sucesso do trabalho e alcance dos resultados esperados e desejados pela empresa cliente; são eles:

1. Dedicação total ao projeto e às ações de melhoria geradas (ambas partes envolvidas);

Durante o trabalho de consultoria, muitas ações de cura, de ressignificação, de transformação empresarial e pessoal, de desenvolvimento, são geradas. Apenas a elaboração de estratégias inteligentes não garante o arremate, o acerto, o pulo do gato organizacional. É de suma importância que a estratégia seja acompanhada pela execução. Sem a operacionalização dos planos, o trabalho intelectual perde todo seu valor. Como dizia o justo apóstolo Tiago “a fé sem obras é morta”.

2. Respeito e confiança (ambas partes envolvidas);

Caso não exista respeito mútuo e o reconhecimento das competências entre os membros que fazem parte do projeto de consultoria, dificilmente teremos frutos saborosos nessa relação empresarial. A capacidade de ouvir, de refletir, de ponderar o que o consultor tem passado, seus conhecimentos e experiências, são fatores essenciais para uma consultoria de sucesso. Consultores bem sucedidos preocupam-se com suas condutas, posturas e posicionamentos, pois sabem que a confiança depositada pelo cliente poderá ser debitada ou creditada conforme suas atitudes e comportamentos. 

3. Abertura ao novo e disposição à mudança empresarial (contratante);

Projetos de consultoria são marcados por grandes mudanças, muitas vezes dolorosas e corajosas, sendo esse um dos principais motivos para o fracasso entre consultor e empresa cliente. Muitos empresários dizem em alto e bom som que almejam mudar seus hábitos e costumes, mas na prática não demonstram coerência. Basta aparecer as primeiras dificuldades e voltam correndo para o lugar cômodo e confortável no qual estavam anteriormente. Parte do triunfo irá depender do quanto os contratantes estão empenhados, motivados, focados e abertos ao novo e à mudança.

4. Assertividade nos feedbacks (transparência) e percepções do trabalho;

Satisfações e insatisfações devem ser claramente expostas e declaradas. Assim evitamos decisões distorcidas, falhas de comunicação e de percurso. Com a clareza necessária aos trabalhos de alta performance, alinhamentos acontecem a todo momento, colaboradores se engajam e desenvolvem mais rápido, a sinceridade é uma cola relacional potente. Apegamos em quem confiamos. E quanto mais sinceros, mais confiantes nos tornamos. Agora, tome um cuidado! Sinceridade e transparência jamais devem ser confundidas com agressividade ou indiretas. O segredo aqui é ser honesto, verdadeiro com seus sentimentos e cauteloso com as emoções do outro.

5. Consultorias com prazos de atendimento mais curtos, ou seja, semanais;

Consultorias com espaços de tempo espaçados geralmente prejudicam os efeitos do trabalho. Consultorias semanais são a melhor saída para quem deseja evoluir e transgredir seus negócios. Assim, os resultados serão acelerados, os prazos de resposta mais curtos, o contato mais sólido, os erros mais rapidamente corrigidos e os resultados chegarão mais cedo. 

6. Seguir o escopo do projeto;

Sair atirando para todos os lados definitivamente não é a saída! Existem muitas áreas deficientes em qualquer empresa e devemos evitar o comportamento “gerente ansioso”. Controle emocional nessa hora, calma, respira. Identifique qual área necessita de mais cuidado e atenção e vá até o ponto que estanque o sangramento. Não precisa arrumar determinado departamento até não restar mais pontos de melhoria. Faça a análise de qual o ponto de equilíbrio do setor, ou seja, a partir de qual momento que o trabalho o problema foi amenizado e controlado. Assim, continue o escopo dando atenção às áreas da administração carentes dentro da empresa cliente.

7. Paciência com os resultados (sabedoria do plantio);

A sabedoria do plantio serve para tudo em nossas vidas. Para empresas não é diferente. Pelo contrário! As respostas vem com o tempo, a maturidade do trabalho, o aprendizado profundo, mudança significativa, posicionamento correto, políticas coerentes e sólidas, enfim. As ações demandam, clamam, por tempo. Corra com o projeto e perderá todo o investimento. Faça o certo na hora certa e colherá muitos frutos. Fica mais essa dica!

Esperamos ter melhorado seu entendimento sobre qual comportamento a empresa cliente precisa exercer para potencializar os resultados no seu negócio e aproveitar ao máximo (otimizar) a prestação de serviços. Caso ainda tenha dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos sempre dispostos a aconselhar e implementar mudanças significativas por onde passamos. 

Contato: (35) 3413-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com / rpmconsultoriaempresarial.com.br

Grande abraço caro leitor e amigo. 

Raul Pimenta 

CEO e fundador RPM Consultoria Empresarial

“Resultados Positivos em Movimento.”