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Marketing

3 passos importantes para a criação de um bom naming

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3 Passos Importantes para a Criação de um Bom Naming

Palavras são carregadas de significados, por isso o processo de naming é um dos fatores mais importante na criação de uma marca. Contudo, é essencial entender o processo de Naming melhor e saber como o mesmo pode ser realizado com precisão.

A definição de um nome tem que obedecer a uma série de fases, dentre eles têm a emoção e a experiência que são sentimentos de extrema importância para poder sensibilizar o seu público de forma que o seu nome fique na mente de seu cliente sem muito esforço. Assim como o design é associado à identidade visual o naming representa a sua originalidade verbal.

Em tradução livre o termo “naming” significa nomear.

Para a Marketing o processo de naming é um conjunto de técnicas utilizadas para desenvolver o nome de uma organização, visando ser diferente de outras empresas. O processo também se utiliza de várias estratégias que facilitarão o trabalho de gestão da marca, com o intuito da mesma ser reconhecida pelos seus consumidores. Existem alguns pontos que podemos ressaltar em sua criação, tais como:

- Saber qual é a fatia de mercado que a empresa deseja alcançar;

- Criação e análise do seu público alvo;

- A análise de fatores externos e internos;

Através desses passos o naming permite separar quais são os diferenciais que fazem uma marca ser única em frente a sua concorrência. O uso dessas formas diminuem a margem de erro de um projeto. Por isso trazemos algumas dicas para a criação de naming para a sua empresa:

1 - Geração de ideias

Para a geração de ideias é importante você se juntar com as pessoas responsáveis pela tomada de decisão dentro de sua empresa, pegue algumas folhas em branco e comece a rascunhar sobre os vários tipos de nomes que vier a sua mente, aqui é importante você desligar o seu modo crítico. Dica crie uma média de 50 a 100 nomes.

Após a criação dos nomes separe os 20 melhores, se vá filtrando até chegar aos tops 5 e ao chegar passe pelo INPI para verificar a disponibilidade.

Aqui vale ressaltar que não é a hora para críticas e nem defeitos, pois o momento da criação é importante e às vezes o nome vem de alguma ideia maluca que ninguém pensou.

2 - A sonoridade do nome é importante

Outro ponto importante é a sonoridade do nome, uma vez que o nome for fácil de se pronunciar o cliente lembrará dele com mais facilidade, para isso o nome tem que ter alguns requisitos para ser aprovado, tais como:

● Som agradável aos ouvidos;

● Ser diferente da concorrência;

● Coerente com o seu segmento;

● Não pode ser complexo;

● Se possível, ser curto (isso não é regra);

● Sem conflito com ideologias (ser igual ao detergente ype “neutro”);

3 - Ir a fundo

O terceiro ponto é um dos mais complexos de se imaginar, pois, aqui indicamos para você ir a fundo do seu segmento, tente buscar as raízes de forma que o nome chegue a tocar o seu cliente, de forma criativa e humana. Uma vez que o nome da sua empresa chegar a esse nível você será capaz de atrair mais clientes apenas com o nome.

Nós da RPM Consultoria Empresarial esperamos que o nosso artigo tenha sido de extrema valia para a criação do naming da sua empresa, que você possa colocar todas as dicas em prática quanto antes.

Agradecemos pelo seu tempo!

Eu sou Gustavo Júnior da Cruz, atuo como auxiliar de consultoria e sou apaixonado por marketing de conteúdo.

Grande abraço.

Contatos: (35) 3413-7000 / (35) 9.9968-7000 / rpmconsultoriaempresarial@gmail.com